2014-9-30

BIZ

Mobilidade - índice europeu vai eleger as apps mais eficazes em compras online

A inciativa partiu da MasterCard, que pretende identificar a influência que os smartphones têm na experiência de compras dos consumidores europeus através de um índice pan-europeu inédito.

Mobilidade - índice europeu vai eleger as apps mais eficazes em compras online

As melhores Apps para compras na Europa, dentro de 20 categorias, serão conhecidas durante a edição de 2015 do Mobile World Congress, que irá decorrer em março do próximo ano.

O objectivo é mapear todas as Apps móveis comerciais disponíveis para os consumidores. Com este índice, Mobile Top App Index, a MasterCard pretende encontrar a melhor App de compras disponível nos vários mercados europeus e revelar a forma como os consumidores estão a adoptar as tecnologias móveis para fazer compras quando estão em trânsito. As melhores Apps para compras na Europa, dentro de 20 categorias, serão conhecidas durante a edição de 2015 do Mobile World Congress, que irá decorrer em março do próximo ano.

O novo Índice irá avaliar todas as aplicações móveis disponíveis em 36 países europeus, processo a realizar em estreita colaboração com Carsten Sørensen, Professor Associado em Inovação Digital na London School of Economics and Political Science. "A diversidade de aplicações disponíveis para smartphones muda drasticamente a forma como as pessoas encaram as suas tarefas e, além disso, a relação de proximidade que essas pessoas criam com os dispositivos dá origem à necessidade de Apps inovadoras e de qualidade. Uma vez que fazer compras é um desses hábitos diários, o novo Índice de Apps da MasterCard tem o potencial de ajudar os consumidores a encontrar a aplicação de compras de que necessitam, e irá atuar como catalisador para toda a indústria”, refere o especialista.

Antes do lançamento do Mobile Top App Index a MasterCard conduziu uma pesquisa que questionou os consumidores sobre a forma como usam as aplicações móveis para fazer compras.

− Mais de metade dos utilizadores europeus de telemóveis já tiveram apps de compras transferidas para os seus dispositivos, com 56% desses consumidores a usarem regularmente essas aplicações. Mais: 38% dos utilizadores europeus de telemóveis afirmaram que pretendem usar aplicações para fazer compras nos próximos 12 meses.

- As apps de compras mais populares são aquelas que permitem fazer “carregamentos” e que ajudam os utilizadores a seleccionar e a comprar vários tipos de conteúdos. A compra de produtos ligados à moda ou produtos de beleza, bem como bilhetes de entretenimento, está também a tornar-se popular. Cerca de 30% dos utilizadores regulares de apps afirmaram ter usado essas funcionalidades.

- Se a segurança surge como a principal preocupação para quem faz compras móveis, o estudo revela também que 60% dos utilizadores demonstra todo o interesse em fazer mais vezes compras através de uma aplicação móvel se perceberem que lhes permite poupar dinheiro e transtornos.

Recomendado pelos leitores

CEO portugueses estão menos confiantes no crescimento da economia
BIZ

CEO portugueses estão menos confiantes no crescimento da economia

LER MAIS

Sophos nomeia novo Chief Revenue Officer
BIZ

Sophos nomeia novo Chief Revenue Officer

LER MAIS

IBM introduz portfólio para Microsoft Azure
BIZ

IBM introduz portfólio para Microsoft Azure

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 112 NOVEMBRO 2024

IT CHANNEL Nº 112 NOVEMBRO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.