2014-9-30

BIZ

Mobilidade - índice europeu vai eleger as apps mais eficazes em compras online

A inciativa partiu da MasterCard, que pretende identificar a influência que os smartphones têm na experiência de compras dos consumidores europeus através de um índice pan-europeu inédito.

Mobilidade - índice europeu vai eleger as apps mais eficazes em compras online

As melhores Apps para compras na Europa, dentro de 20 categorias, serão conhecidas durante a edição de 2015 do Mobile World Congress, que irá decorrer em março do próximo ano.

O objectivo é mapear todas as Apps móveis comerciais disponíveis para os consumidores. Com este índice, Mobile Top App Index, a MasterCard pretende encontrar a melhor App de compras disponível nos vários mercados europeus e revelar a forma como os consumidores estão a adoptar as tecnologias móveis para fazer compras quando estão em trânsito. As melhores Apps para compras na Europa, dentro de 20 categorias, serão conhecidas durante a edição de 2015 do Mobile World Congress, que irá decorrer em março do próximo ano.

O novo Índice irá avaliar todas as aplicações móveis disponíveis em 36 países europeus, processo a realizar em estreita colaboração com Carsten Sørensen, Professor Associado em Inovação Digital na London School of Economics and Political Science. "A diversidade de aplicações disponíveis para smartphones muda drasticamente a forma como as pessoas encaram as suas tarefas e, além disso, a relação de proximidade que essas pessoas criam com os dispositivos dá origem à necessidade de Apps inovadoras e de qualidade. Uma vez que fazer compras é um desses hábitos diários, o novo Índice de Apps da MasterCard tem o potencial de ajudar os consumidores a encontrar a aplicação de compras de que necessitam, e irá atuar como catalisador para toda a indústria”, refere o especialista.

Antes do lançamento do Mobile Top App Index a MasterCard conduziu uma pesquisa que questionou os consumidores sobre a forma como usam as aplicações móveis para fazer compras.

− Mais de metade dos utilizadores europeus de telemóveis já tiveram apps de compras transferidas para os seus dispositivos, com 56% desses consumidores a usarem regularmente essas aplicações. Mais: 38% dos utilizadores europeus de telemóveis afirmaram que pretendem usar aplicações para fazer compras nos próximos 12 meses.

- As apps de compras mais populares são aquelas que permitem fazer “carregamentos” e que ajudam os utilizadores a seleccionar e a comprar vários tipos de conteúdos. A compra de produtos ligados à moda ou produtos de beleza, bem como bilhetes de entretenimento, está também a tornar-se popular. Cerca de 30% dos utilizadores regulares de apps afirmaram ter usado essas funcionalidades.

- Se a segurança surge como a principal preocupação para quem faz compras móveis, o estudo revela também que 60% dos utilizadores demonstra todo o interesse em fazer mais vezes compras através de uma aplicação móvel se perceberem que lhes permite poupar dinheiro e transtornos.

Recomendado pelos leitores

Cegid lança assistente financeiro com IA em Portugal
BIZ

Cegid lança assistente financeiro com IA em Portugal

LER MAIS

DXC Technology anuncia novo diretor-geral para Portugal
BIZ

DXC Technology anuncia novo diretor-geral para Portugal

LER MAIS

Cegid distingue Parceiros em Portugal e África
BIZ

Cegid distingue Parceiros em Portugal e África

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 116 ABRIL 2025

IT CHANNEL Nº 116 ABRIL 2025

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.