2016-9-02
As empresas que apostam na mobilidade, além do aumento de produtividade em 16%, deparam-se também com colaboradores mais criativos (18%), mais satisfeitos (23%) e leais (21%)
A ascensão da geração Mobile (#GenMobile1) deu o mote à edição que se realizou em Portugal e analisou e debateu as diferenças entre mercados ocidentais e orientais. De acordo com o relatório “Mobility, Performance and Engagement” do Economist Intelligence Unit (EIU) e Aruba, uma empresa Hewlett Packard Enterprise, que contou com a auto-avaliação de 1865 respostas, os colaboradores de países ocidentais como os EUA, Alemanha e Reino Único são mais felizes, leais e produtivos no trabalho do que os colaboradores de países orientais, como o Japão ou Singapura. A conferência identificou ainda as principais motivações que estão na base desta geração, que valoriza cada vez mais a mobilidade. Assim, verifica-se que 40% dos profissionais que colaboraram neste relatório afirmam que nunca trabalhariam para uma empresa que não permitisse usar os seus próprios dispositivos móveis para o trabalho, enquanto 49% acreditam que são mais produtivos trabalhando remotamente. Em relação às empresas, apenas 42% apostam na utilização de ferramentas colaborativas (Slack, Gchat) para promover a produtividade e satisfação; 31% oferecem apps que promovem a comunicação móvel das atividades diárias de trabalho entre colaboradores e 54% fornecem acesso à rede da empresa a partir de qualquer dispositivo móvel. "As empresas dependem de forma direta do talento dos seus colaboradores e é por isso que a aposta na mobilidade defendida pela #GenMobile tem que ser uma realidade. É preciso garantir a retenção dos melhores e a melhor produtividade possível. Mesmo que para isso tenha que haver ajustes nos métodos de trabalho, os benefícios a longo prazo virão. Há que apostar na evolução da oferta para garantir que a concorrência não vence no processo de recruta dos melhores”, defende Fernando Teixeira, country manager, HPE Aruba Portugal. |