2023-4-06

BIZ

Advertorial | Discurso Direto

Miguel Almeida volta a liderar a Westcon Iberia

Depois da sua passagem por um fabricante, Miguel Almeida regressa ao negócio da distribuição com mais entusiasmo, ideias renovadas e motivação no arranque de um ano cheio de desafios e oportunidades

Miguel Almeida volta a liderar a Westcon Iberia

Miguel Almeida, Country Sales Director na Westcon

Tendo como ponto de partida a sua experiência profissional, quais os principais contributos que pretende trazer neste regresso à Westcon Iberia?

No meu regresso à Westcon, o principal objetivo é contribuir para o crescimento da empresa no mercado Ibérico. Neste momento, acredito que estou melhor preparado no que diz respeito ao conhecimento do mundo da cibersegurança, que representa na Westcon Iberia mais de 70% do volume de negócios. O crescimento esperado para os próximos anos no negócio da cibersegurança faz com que este seja um dos focos da Westcon.

Quais são os principais objetivos na hora de abraçar este desafio?

Tal como referi anteriormente, continuar a crescer no mercado Ibérico é o principal objetivo, algo que estamos a conseguir há cinco anos consecutivos. Outro objetivo primordial é o investimento na formação das equipas, dar acesso a cursos focados no nosso negócio, pois necessitamos de estar bem preparados para encarar o futuro. Outro objetivo é a renovação do nosso portefólio de serviços, pois a Westcon como distribuidor de valor acrescentado necessita de adaptar a sua oferta de serviços às necessidades atuais do mercado.

Num olhar sobre o negócio, como é que perspetiva o ano de 2023?

Será um ano de desafios. Todos os dias estamos a receber notícias que podem afetar o negócio. Recentemente, a crise financeira em alguns bancos veio trazer o fantasma da recessão de 2008, no entanto, mesmo assim acredito que estamos numa área do mercado em que não se perspetiva qualquer diminuição no volume de negócios. Na Westcon estamos cientes deste ano de desafios, mas continuamos a acreditar e a trabalhar para um crescimento sustentável da empresa.

Um ano depois, como é que olha para a Westcon neste regresso?

Não vejo grandes mudanças em termos de negócio, o que realmente tive a oportunidade de confirmar foi a continuidade do investimento que a Westcon tem vindo a fazer desde 2015 com a transformação digital da empresa.

O lançamento do Programa Westcon Flex, um apoio ao negócio com financiamento até 60 meses, foi a grande notícia dos últimos meses no meu regresso à empresa.

De que forma é que a Westcon está posicionada perante temas como o crescimento de cloud e dos serviços?

Desde 2017 que lançámos a nossa plataforma BlueSky, o que se traduz num investimento em ferramentas e soluções na cloud de apoio aos negócios dos nossos Parceiros. Esta plataforma coloca à disposição o acesso à faturação, à análise de negócio e ao controlo de entregas para informação de toda a cadeia de valor. Enquanto distribuidores, disponibilizamos também toda a oferta cloud dos nossos fabricantes. Com respeito à nossa oferta de serviços, como referi anteriormente, necessitamos de adaptar à nova realidade do mercado essa mesma oferta através da introdução de novos serviços que os nossos Parceiros possam necessitar, especialmente na área da cibersegurança. O nosso volume de negócio de serviços no mercado Ibérico atinge quase a marca dos 20 milhões de euros/ano, sendo os serviços prestados em exclusivo para os nossos Parceiros.

O que é que os Parceiros portugueses podem esperar da Westcon daqui para a frente?

Como sempre, os Parceiros podem contar connosco para, em conjunto, atingirmos os objetivos. Cada vez mais, os fabricantes estão a migrar para o software e, por sua vez, os clientes finais esperam cada vez mais pagar por subscrição. Mas há grandes desafios financeiros e operacionais a serem superados na mudança para um mundo de subscrições. Neste sentido, o Programa Westcon Flex é uma das soluções que vem apoiar esta mudança e aproveito para convidar todos os Parceiros a falarem connosco para saberem mais. Como sempre, os Parceiros podem contar com uma equipa fantástica na Westcon, sempre disponível para ajudar e para encontrar a solução perfeita para o que necessitam. Por último, gostaria de convidar todos os leitores a conhecer o excelente portefólio de fabricantes que temos associado a todos os serviços que oferecemos. Desejo a todos um ano cheio de bons negócios!

 

Conteúdo co-produzido pela MediaNext e pela Westcon

Recomendado pelos leitores

Empresa portuguesa compra totalidade de empresa espanhola
BIZ

Empresa portuguesa compra totalidade de empresa espanhola

LER MAIS

Provenir aposta no mercado português
BIZ

Provenir aposta no mercado português

LER MAIS

Xerox chega a acordo para adquirir Lexmark
BIZ

Xerox chega a acordo para adquirir Lexmark

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 113 DEZEMBRO 2024

IT CHANNEL Nº 113 DEZEMBRO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.