Rui Damião em 2022-5-12

BIZ

Análise

Microsoft simplifica Programa de Canal para “garantir o sucesso dos clientes num futuro cada vez mais digital”

As necessidades dos clientes obrigam a que os Parceiros tenham outras competências. Para fazer face a essas alterações, a Microsoft evoluiu o Partner Network para o Cloud Partner Program

Microsoft simplifica Programa de Canal para “garantir o sucesso dos clientes num futuro cada vez mais digital”

Abel Aguiar, Diretor Executivo para Canal e Parceiros da Microsoft Portugal

Durante o mês de março, a Microsoft anunciou que o seu Partner Network iria evoluir para dar uma maior prioridade. Para além de uma mudança de nome – agora chama-se Microsoft Cloud Partner Program –, o objetivo desta alteração passa por “garantir o sucesso dos clientes num futuro cada vez mais digital”.

Em declarações ao IT Channel, Abel Aguiar, Diretor Executivo para Canal e Parceiros da Microsoft Portugal, explica que a evolução das necessidades dos clientes “obrigou a novas capacidades dos nossos Parceiros”.

“Para continuar a apoiar os nossos Parceiros, simplificámos o nosso Programa, passando a ter um único tier alinhado às nossas seis áreas de solução, enfocado em criar mais valor para o cliente”, justifica Abel Aguiar.

A Microsoft procura fortalecer as capacidades digitais, aprofundar as capacidades técnicas dos Parceiros e, ao mesmo tempo, simplificar o envolvimento entre a própria empresa e os seus Parceiros.

O novo Programa da Microsoft foca-se em “seis áreas de solução alinhadas com a Microsoft Cloud”, nomeadamente “dados e inteligência artificial (Azure), infraestrutura (Azure), inovação digital e de apps (Azure), business applications, modern work e segurança”.

O Diretor Executivo para Canal e Parceiros da Microsoft em Portugal refere que “esta alteração reflete a enorme transição que está a ter lugar nas operações de negócio na cloud e como a Microsoft pretende apoiar os Parceiros no futuro. O Microsoft Cloud Partner Program continua, assim, a ser um local para todos os Parceiros da Microsoft – para criarem e venderem serviços, soluções de software ou dispositivos – alinhados com as principais soluções e tecnologias necessárias para expandirem os seus próprios ambientes, migrarem para a cloud e ajudarem os seus próprios clientes a serem bem-sucedidos”.

Por seu lado, os Parceiros não terão mudanças significativas. A Microsoft afirma que está a trabalhar com o seu Canal para garantir que “a 3 de outubro teremos todos os nossos Parceiros no novo Programa e mais capacitados ainda para servir os nossos clientes”. Assim, o Canal terá mais cinco meses de preparação para “garantir a transição para o novo Programa”.

Parceiros Microsoft em Portugal

Definindo-se como uma “partner led company” e onde 90% das suas receitas estão associadas aos Parceiros, a Microsoft tem, “aproximadamente, quatro mil Parceiros” em Portugal “a crescer dois dígitos nos últimos cinco anos”, o que mostra, segundo Abel Aguiar, “a vitalidade do setor de tecnologias de informação no apoio a clientes nacionais e internacionais” a partir do país.

“Ser um Parceiro Microsoft é uma jornada”, diz o representante da Microsoft, que começa com a integração no Programa, cuja inscrição é gratuita e que é “a chave para exploração da comunidade, acesso a ativos de marketing, conteúdos de aprendizagem, enablement e avanços no processo de intensidade tecnológica”.

Depois, a Parceria entre a Microsoft e o Parceiro define-se como “build with”, “go to market with” e “co-sell with”. Na primeira dimensão, a Microsoft pretende “apoiar os Parceiros no desenvolvimento e melhoria das suas soluções, expandindo as suas capacidades, impulsionando a adoção de tecnologias da Microsoft através de formação e aumentando os lucros”.

Depois, a Microsoft propõe-se a “criar formas de gerar procura com o lançamento de campanhas, construção de conteúdos de vendas e marketing e crescimento de novos canais de negócio na cloud”. Por fim, trabalhasse “lado a lado com os Parceiros, de forma a alavancar o ecossistema e chegar a novos clientes”.

Mercado de IT

Abel Aguiar refere que o mercado de tecnologias de informação “está bastante dinâmico, com novos players a surgirem todos os dias”, principalmente em áreas mais recentes “como inteligência artificial, realidade virtual e aumentada e containers” e, ainda, com “aquisições e fusões de e entre Parceiros mais estabelecidos no mercado”.

“Temos exemplos de Parceiros nacionais em Portugal reconhecidos em todas as áreas de solução da Microsoft, modern workplace, business applications, infrastructure, app innovation, data & AI e security, com certificações que os colocam ao nível dos melhores do mundo e um percurso de constante atualização, crescendo em dimensão e em resultados”, acrescenta.

O Diretor Executivo para Canal e Parceiros da Microsoft Portugal afirma, ainda, que “a evolução das necessidades dos clientes tem, também, exigido da parte dos Parceiros novas competências”. Nesse sentido, “o valor aportado varia em função do tipo e necessidades do cliente, mas também da sua posição no Canal, sempre com o objetivo de endereçar as necessidades do cliente através da utilização efetiva e correta dos produtos e serviços Microsoft”.

Aliança de Parceiros Microsoft

Em 2021, a Microsoft criou a Aliança de Parceiros Microsoft em Portugal, que assenta em quatro pilares: capacitação digital da sociedade; responsabilidade e ética na inteligência artificial; sustentabilidade ambiental; e diversidade e inclusão.

Abel Aguiar acrescenta que “a principal vantagem é fazer parte de um ecossistema que permite escalar iniciativas para a disseminação de valores e partilha de conteúdos, começando nos mais de 20 mil profissionais dos Parceiros que já fazem parte da Aliança e alargando ao impacto que estas iniciativas têm nas entidades com que os Parceiros se relacionam”.

“Atualmente, contamos com 50 Parceiros e a nossa expectativa é que este número continue a aumentar, mostrando a força dos valores e pilares que a Aliança defende”, conclui.

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