2015-10-08

BIZ

Microsoft Portugal quer crescer 10% em 2016

O ano fiscal de 2016 arrancou em julho, na Microsoft, e a meta é crescer 10% e acelerar a venda de produtos Cloud, depois do exercício de 2015 ter ficado aquém do ambicionado, apesar do bom desempenho das PMEs e dos Parceiros

Microsoft Portugal quer crescer 10% em 2016

João Couto, diretor-geral da Microsoft Portugal (crédito foto: Microsoft)

No Winning Together deste ano, que voltou a decorrer em Lisboa e no Porto, a Microsoft deu a conhecer aos Parceiros os resultados de 2015 e a estratégia para 2016. No ano fiscal que terminou em junho, o crescimento da Microsoft em Portugal foi de apenas 2%, uma queda acentuada face aos 15% de crescimento de 2014, que João Couto, diretor-geral, atribuiu à queda do BES e aos seus efeitos colaterais em todo o sector bancário. Se nas grandes contas os resultados não foram positivos, na categoria de PMEs e Parceiros sobressaíram, por serem os melhores: um crescimento total de 7% (14% nas PMEs e 6% nas contas médias). Os produtos que mais cresceram foram o Azure (64%), o Office 365 (41%), o CRM Online (110%) e o SQL Premium (12%). “Em Portugal, a Microsoft é líder destacada em Cloud, com uma quota de 50%”, fez questão de destacar.

Os resultados positivos no consumo (3%) deveram-se ao posicionamento do Surface Pro 3 como um produto “premium”, segundo o responsável da subsidiária portuguesa, que resultou em melhores margens. João Couto prometeu que, em breve, dentro de alguns meses, a Microsoft comunicará aos Parceiros a solução encontrada para que a comercialização do Surface esteja acessível ao Canal, o que até ao momento não acontece.

 

Acelerar a adoção da Cloud junto das empresas

Dispositivos, Cloud, CRM e BI foram as áreas apontadas como prioritárias para crescer a dois dígitos. “Queremos acelerar a adoção de cloud em Portugal e o Azure”, disse aos Parceiros, em Lisboa. “A Cloud não chega a 10% do mercado, em Portugal”, o que significa que há 90% de mercado para crescer”. Nas contas médias, o Azure cresceu 130%, destacou Ana Maria Lopes, diretora do Negócio de Pequenas e Médias Empresas, Soluções e Parceiros. “Vamos continuar a investir cada vez mais no Azure”, enfatizou, incitando os Parceiros a desenvolver aplicações empresariais sobre a Cloud da Microsoft e a publicá-las no Azure Market Place, que estará online a partir do final de outubro, para alcançarem maior visibilidade.

Revelou, ainda, que a penetração do Office 365 no SMB ultrapassou já a Google, tendo 11,9% (vs 11,5%).  

 

Aposta em smartphones premium

Até 2020, a Microsoft pretende duplicar a sua faturação com a ajuda dos Parceiros, pretendendo, para tal, tornar-se na marca preferida também dos consumidores, “para o trabalho e a vida digital”, destacou João Couto. Esta ambição explica a nova estratégia da Microsoft para o mercado dos smartphones, que pretende seguir o modelo da Apple e apostar nos dispositivos premium para aumentar a margem. Aos Parceiros, explicou que o Windows 10 enquanto ecossistema único incentivará os developers e permitirá capitalizar a base de clientes empresariais da empresa e que, em Portugal, a quota de mercado é de 16%, estando já instalado em 110 milhões de máquinas no mundo inteiro.

ARTIGOS RELACIONADOS

Microsoft nomeia novo responsável por Grandes Clientes
BIZ

Microsoft nomeia novo responsável por Grandes Clientes

LER MAIS

Microsoft - Crescimento sustentado pela Cloud e Hardware
BIZ

Microsoft - Crescimento sustentado pela Cloud e Hardware

LER MAIS

Microsoft quer aumentar quota de mercado no mobile e na cloud
BIZ

Microsoft quer aumentar quota de mercado no mobile e na cloud

LER MAIS

Recomendado pelos leitores

TD Synnex e Ajoomal chegam a acordo para aquisição parte dos ativos
BIZ

TD Synnex e Ajoomal chegam a acordo para aquisição parte dos ativos

LER MAIS

Vendas mundiais de PC através do Canal crescem no terceiro trimestre
BIZ

Vendas mundiais de PC através do Canal crescem no terceiro trimestre

LER MAIS

PHC abre novos escritórios no Porto
BIZ

PHC abre novos escritórios no Porto

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 112 NOVEMBRO 2024

IT CHANNEL Nº 112 NOVEMBRO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.