Este relatório, que analisa os principais fornecedores europeus de software, avalia a sua faturação, o crescimento anual, o reinvestimento e o capital humano dedicado a I&D. Elaborado anualmente pela IDC, Truffle Capital, BARC, CXP e ESSEC, reconhece as 100 melhores empresas de software a nível europeu e destaca o esforço feito por estas empresas na criação e dinamização do emprego na Europa.
TENDÊNCIAS DE 2014
As principais mudanças pelas quais as empresas de software estão a passar centram-se na evolução dos serviços de Cloud Computing, na mobilidade e na maturidade dos utilizadores.
Nesta linha, a Meta4 lidera os serviços Cloud para a gestão do capital humano, baseando-se na sua plataforma multicliente que dota as empresas de uma maior eficiência na altura de gerir os seus processos de recursos humanos, reduzindo os seus custos graças à modalidade de “pagamento por utilização”. De facto, o bom desempenho da empresa nos últimos anos é proveniente do crescimento desta área de negócio que se converteu no seu principal motor de crescimento e que representa já 25% da faturação total da empresa. Em 2013, a Meta4 registou um aumento de 13% a nível de grupo em relação ao mesmo período do ano anterior e, no mercado espanhol, as soluções Cloud atingiram um crescimento de 20%.
O RISCO DA INVESTIGAÇÃO E DO DESENVOLVIMENTO
O relatório Truffle estuda anualmente a indústria europeia de software e destaca a supremacia da Alemanha, de França e do Reino Unido e a necessidade de equilibrar os investimentos e os lucros.
Os investimentos dedicados a I&D das principais empresas de software europeias ascenderam aos 6.900 milhões de euros em 2014. Os lucros totais foram de 6.300 milhões de euros, o que coloca as empresas de software europeias num cenário “de alto risco” que os governos devem contornar, aumentando os incentivos fiscais para os investimentos em I&D.
A Alemanha, o Reino Unido e a França são os três países com mais colaboradores dedicados a I&D e que contam com mais empresas de software. Em conjunto representam mais de 73% das receitas de software na região. O país com mais colaboradores dedicados à investigação e desenvolvimento é a Alemanha, com 24.085 colaboradores e 2.889 milhões de euros de investimento. A França, país com incentivos ao investimento em I&D, conta com 11.409 colaboradores e 1.088 milhões de euros de investimento em I&D. Este país acumula 12,8% das receitas totais de software na Europa e tem 20 empresas dedicadas a este fim. O Reino Unido está na terceira posição do ranking de investimento em I&D com 859 milhões de euros anuais destinados a esse fim. |