2024-4-13
Após um crescimento ligeiro de 1,4% em 2023, o mercado global de wearables deverá recuperar este ano com um aumento de 7%, prevê a Canalys
De acordo com a Canalys, o mercado mundial de wearables registou um crescimento modesto de 1,4% em 2023, atingindo um volume de vendas de 185 milhões de unidades. As suas projeções indicam uma “postura cautelosamente otimista para 2024”, com um crescimento previsto de 7%. A recuperação do declínio das vendas, a expansão global e a integração da inteligência artificial (IA) são alguns desafios que o mercado enfrentará este ano. A curto prazo, verifica-se um forte potencial de crescimento do mercado de relógios básicos, à medida que os fornecedores exploram o posicionamento do produto em diversas áreas, incluindo a monitorização da saúde, monitorização desportiva e interações diárias, com vista a aumentar o valor dos dispositivos e a rentabilidade através da otimização do design e materiais utilizados. A integração de tecnologias emergentes, nomeadamente a IA, e recursos de monitorização de saúde mais avançados marcarão o futuro do mercado de wearables, esperando-se, por esta razão, que os smartwatches disponham de capacidades de sistema mais avançadas e de uma ampla variedade de aplicações. Desta forma, a Canalys prevê que, até 2025, a venda total de dispositivos com bandas wearable deverá alcançar 217 milhões de unidades. A Canalys observou que, em 2023, as contribuições dos mercados emergentes proporcionaram um impulso significativo ao crescimento global. Ainda assim, excluindo os 15 milhões de vendas adicionais da Índia de relógios predominantemente básicos, o mercado mundial de wearables registou uma queda de 8%, com o declínio dos smartwatches e bandas básicas. O cenário económico atual, assinalado por inflacionistas e mudanças nos sentimentos dos consumidores num período pós-pandémico, levaram a uma alteração significativa dos gastos dos consumidores na Europa na América do Norte, passando de compras discricionárias, como dispositivos inteligentes, para serviços. Isto impactou consequentemente o mercado de smartwatches, que sofreu uma queda substancial nas vendas na América do Norte e na Europa Ocidental – regiões em que estes dispositivos tinham maior procura. Fornecedores como a Apple, a Samsung e a Google enfrentaram dificuldades em atrair consumidores, com desafios como a insuficiência de inovação e competitividade, refere a Canalys. Em contraste, o mercado de relógios básicos apresentou um potencial de crescimento robusto, sendo o único segmento que cresceu 25% anualmente. A Canalys atribui este resultado positivo ao forte impulso na região Ásia-Pacífico, que fomentou a expansão da adoção de relógios básicos, e à popularização destes equipamentos nos mercados emergentes devido à sua acessibilidade e características práticas. Além disto, o crescimento do mercado de relógios básicos tem sido fortemente impulsionado pelos fornecedores chineses. A Xiaomi procurou investir neste segmento de mercado, inovando e expandindo a sua gama de produtos com diferentes preços em todo o mundo. A sua aposta na incorporação da tecnologia GPS em opções mais acessíveis e na habilitação da conectividade do ecossistema para dispositivos básicos, segundo a Canalys, fortaleceu a sua posição no mercado. Por sua vez, a Huawei tornou os relógios básicos mais apelativos com melhorias significativas a nível de design e qualidade dos materiais. |