2023-8-01
A Samsung destacou-se em primeiro lugar, seguida da Apple. Declínio global é justificado com a redução de stock nas diversas indústrias e com sinais de recuperação da demanda em mercados regionais específicos
O mercado mundial de smartphones registou uma queda de 10% no segundo trimestre de 2023, para 258,2 milhões de unidades. Os dados revelados pela Canalys revelam, no entanto, uma desaceleração da queda. A Samsung posicionou-se no primeiro lugar, com 53 milhões de unidades; segue-se a Apple, que manteve o segundo lugar, com 43 milhões de unidades e a garantia de 17% da quota de mercado. No terceiro surge a Xiaomi e a OPPO com 17,33 milhões de unidades e no quarto lugar a OPPO, com 2% de quota de mercado. O Grupo Transsion foi a grande novidade ao ocupar o quinto lugar pela primeira vez, com um crescimento anual de 7% e 10,22 milhões de unidades. “O declínio no mercado global de smartphones mais uma vez diminuiu, ajudado por uma redução de stock em toda a indústria e sinais de recuperação da demanda em certos mercados regionais”, começou por explicar Amber Liu, analista da Canalys. A primeira metade o ano ficou marcada por um aumento nos pedidos ao nível de supply chain, pelo aumento dos preços dos componentes e pela redução dos níveis de stock no Canal. A nível de marcas, a analista destaca o lançamento dos mais recentes modelos Galaxy Z Flip e Fold da Samsung, que se colocam como uma competição ao mercado da Apple. “Este movimento estratégico é crucial para a recuperação prevista nos próximos nove a 12 meses”, acrescentou. Para o resto do ano, afirma Amber Liu, a previsão da Canalys aponta para um “declínio moderado no mercado global de smartphones”. Para a segunda metade de 2023 a perspetiva é a de um “ambiente de negócios mais saudável”, com “uma vibração mais positiva entre os players do setor”. |