2023-1-18
No quarto trimestre de 2022, o mercado mundial de smartphones caiu 17% quando comparado com o mesmo período de 2021
As vendas mundiais de smartphones caíram 17% ano a ano no quarto trimestre de 2022. As vendas da totalidade do ano de 2022 caíram 11%, para menos de 1,2 mil milhões de unidades vendidas, refletindo um ano extremamente desafiador para todos os fornecedores. A Apple recuperou o primeiro lugar no quarto trimestre e alcançou a sua maior quota de mercado trimestral de todos os tempos, com 25%, apesar de enfrentar uma procura reduzida e problemas de fabricação em Zhengzhou. A Samsung terminou o segundo trimestre com uma quota de mercado de 20%, mas foi o maior fornecedor no ano inteiro. A Xiaomi manteve o terceiro lugar, apesar da sua quota ter caído para 11% no quarto trimestre, principalmente devido aos desafios na Índia. Oppo e Vivo completam os cinco primeiros, obtendo 10% e 8% de quota de mercado, respetivamente. “Os fornecedores de smartphones têm lutado num ambiente macroeconómico difícil ao longo de 2022. O quarto trimestre marca o pior desempenho anual e do quarto trimestre em uma década”, explicou o analista de pesquisa da Canalys Runar Bjørhovde. “O Canal é altamente cauteloso ao assumir novos stocks, contribuindo para as baixas vendas no quarto trimestre. Apoiado por fortes incentivos promocionais de fornecedores e do Canal, a temporada de vendas de fim de ano ajudou a reduzir os níveis de stock. Enquanto a procura de gama baixa a média caiu rapidamente nos trimestres anteriores, a procura de ponta começou a mostrar fraqueza no quarto trimestre. O desempenho do mercado no quarto trimestre de 2022 contrasta fortemente com o quarto trimestre de 2021, que viu o aumento da procura e a diminuição dos problemas de oferta”. “Os fornecedores vão abordar 2023 com cautela, priorizando a lucratividade e protegendo a quota de mercado”, referiu Le Xuan Chiew, analista de pesquisa da Canalys. “Os fornecedores estão a cortar os custos para se adequar à nova realidade do mercado. Construir Parcerias fortes com o Canal será importante para proteger as participações de mercado, pois as difíceis condições de mercado para Parceiros de Canal e fornecedores podem facilmente levar a negociações extenuantes”. A Canalys prevê um crescimento estável a marginal para o mercado de smartphones em 2023, com condições que devem permanecer difíceis. “Embora as pressões inflacionárias diminuam gradualmente, os efeitos dos aumentos das taxas de juros, desacelerações económicas e um mercado de trabalho cada vez mais difícil vão limitar o potencial do mercado”, acrescentou Chiew. “Isso afetará adversamente os mercados saturados de médio a alto padrão, como a Europa Ocidental e a América do Norte. Embora a reabertura da China melhore a confiança do consumidor doméstico e das empresas, os estímulos do governo provavelmente só terão efeitos em seis a nove meses e a procura na China continuará desafiadora no curto prazo. Ainda assim, é provável que algumas regiões cresçam no segundo semestre de 2023, com o Sudeste Asiático em particular a esperar alguma recuperação económica e um ressurgimento do turismo na China, ajudando a impulsionar as atividades comerciais”. |