2022-10-22
De acordo com a Canalys, o mercado mundial de smartphones registou um decréscimo de 9% no terceiro trimestre do ano, uma altura em que os consumidores diminuíram os gastos
Pelo terceiro ano consecutivo, o mercado global de smartphones registou um declínio no terceiro trimestre de 2022 caindo 9% em relação ao ano anterior, marcando o pior terceiro trimestre desde 2014. As perspetivas económicas menos positivas estão a levar os consumidores a adiar a compra de hardware eletrónico e a priorizar outros gastos essenciais. A situação provavelmente vai continuar a prejudicar o mercado de smartphones durante os próximos seis a nove meses. A Samsung manteve a sua posição de liderança com uma participação de mercado de 22% impulsionada por promoções pesadas para reduzir o stock do Canal. A Apple foi o único fornecedor entre os cinco primeiros a registar um crescimento positivo, melhorando ainda mais a sua posição de mercado com uma participação de 18% durante a desaceleração do mercado, graças à procura relativamente resiliente por iPhones. A Xiaomi, a Oppo e a Vivo continuaram a adotar uma abordagem cautelosa à expansão no exterior, dada a incerteza do mercado doméstico, mantendo 14%, 10% e 9% de participação no mercado global, respetivamente, indica a Canalys.
Estimativas preliminares sujeitas a alteração.
“O mercado de smartphones é altamente reativo à procura do consumidor e os fornecedores estão a ajustar-se rapidamente às duras condições de negócios”, explicou Amber Liu, analista da Canalys. “Para a maioria dos fornecedores, a prioridade é reduzir o risco de acumulação de stock devido à deterioração da procura. Os fornecedores tinham stocks significativos em julho, mas o sell-through melhorou gradualmente a partir de setembro devido a descontos e promoções agressivas. A estratégia de preços de novos produtos é elaborada com cautela, mesmo para a Apple, para evitar uma reação significativa dos consumidores, que agora tendem a ser muito sensíveis a qualquer aumento de preço”. “Como a procura não mostra sinais de melhora no quarto trimestre e no primeiro semestre de 2023, os fornecedores precisam de trabalhar numa previsão de produção prudente com a cadeia de valor enquanto trabalham em estreita colaboração com o Canal para estabilizar a participação de mercado”, referiu o analista da Canalys Sanyam Chaurasia. “Indo para a temporada de vendas, os consumidores que estão a atrasar as compras esperam grandes descontos e promoções de pacotes, bem como reduções significativas de preços em dispositivos de uma geração mais antiga. Em comparação com o forte período de procura do ano anterior, um período festivo com vendas lentas, mas constante, está previsto para o quarto trimestre de 2022. No entanto, será muito cedo para ver o próximo quarto trimestre como o verdadeiro ponto de virada da recuperação do mercado”. |