2022-10-22

BIZ

Mercado mundial de smartphones diminui 9%

De acordo com a Canalys, o mercado mundial de smartphones registou um decréscimo de 9% no terceiro trimestre do ano, uma altura em que os consumidores diminuíram os gastos

Mercado mundial de smartphones diminui 9%

Pelo terceiro ano consecutivo, o mercado global de smartphones registou um declínio no terceiro trimestre de 2022 caindo 9% em relação ao ano anterior, marcando o pior terceiro trimestre desde 2014. As perspetivas económicas menos positivas estão a levar os consumidores a adiar a compra de hardware eletrónico e a priorizar outros gastos essenciais. A situação provavelmente vai continuar a prejudicar o mercado de smartphones durante os próximos seis a nove meses.

A Samsung manteve a sua posição de liderança com uma participação de mercado de 22% impulsionada por promoções pesadas para reduzir o stock do Canal. A Apple foi o único fornecedor entre os cinco primeiros a registar um crescimento positivo, melhorando ainda mais a sua posição de mercado com uma participação de 18% durante a desaceleração do mercado, graças à procura relativamente resiliente por iPhones. A Xiaomi, a Oppo e a Vivo continuaram a adotar uma abordagem cautelosa à expansão no exterior, dada a incerteza do mercado doméstico, mantendo 14%, 10% e 9% de participação no mercado global, respetivamente, indica a Canalys.

 


Quota de mercado mundial de smartphones por fabricante - Q3 2022

Fabricante Q3 2022 Q3 2021
Samsung 22% 21%
Apple 18% 15%
Xiaomi 14% 14%
Oppo 10% 11%
Vivo 9% 11%
Outros 27% 28%

Estimativas preliminares sujeitas a alteração.
Nota: a soma das percentagens pode não ser igual a 100% devido a arrendondamentos; Vendas da OnePlus incluídas na Oppo.
Fonte: Canalys estimates (sell-in shipments), Smartphone Analysis, Outubro de 2022


 

O mercado de smartphones é altamente reativo à procura do consumidor e os fornecedores estão a ajustar-se rapidamente às duras condições de negócios”, explicou Amber Liu, analista da Canalys. “Para a maioria dos fornecedores, a prioridade é reduzir o risco de acumulação de stock devido à deterioração da procura. Os fornecedores tinham stocks significativos em julho, mas o sell-through melhorou gradualmente a partir de setembro devido a descontos e promoções agressivas. A estratégia de preços de novos produtos é elaborada com cautela, mesmo para a Apple, para evitar uma reação significativa dos consumidores, que agora tendem a ser muito sensíveis a qualquer aumento de preço”.

Como a procura não mostra sinais de melhora no quarto trimestre e no primeiro semestre de 2023, os fornecedores precisam de trabalhar numa previsão de produção prudente com a cadeia de valor enquanto trabalham em estreita colaboração com o Canal para estabilizar a participação de mercado”, referiu o analista da Canalys Sanyam Chaurasia. “Indo para a temporada de vendas, os consumidores que estão a atrasar as compras esperam grandes descontos e promoções de pacotes, bem como reduções significativas de preços em dispositivos de uma geração mais antiga. Em comparação com o forte período de procura do ano anterior, um período festivo com vendas lentas, mas constante, está previsto para o quarto trimestre de 2022. No entanto, será muito cedo para ver o próximo quarto trimestre como o verdadeiro ponto de virada da recuperação do mercado”.

ARTIGOS RELACIONADOS

Procura por smartphones na América do Norte diminui
BIZ

Procura por smartphones na América do Norte diminui

LER MAIS

Vendas mundiais de smartphones diminuem 9% no segundo trimestre
BIZ

Vendas mundiais de smartphones diminuem 9% no segundo trimestre

LER MAIS

Mercado de smartphones dobráveis cresce 111,2% no primeiro trimestre de 2022
BIZ

Mercado de smartphones dobráveis cresce 111,2% no primeiro trimestre de 2022

LER MAIS

Recomendado pelos leitores

HP nomeia novo diretor geral de soluções de impressão para Portugal e Espanha
BIZ

HP nomeia novo diretor geral de soluções de impressão para Portugal e Espanha

LER MAIS

CEO portugueses estão menos confiantes no crescimento da economia
BIZ

CEO portugueses estão menos confiantes no crescimento da economia

LER MAIS

Sophos nomeia novo Chief Revenue Officer
BIZ

Sophos nomeia novo Chief Revenue Officer

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 112 NOVEMBRO 2024

IT CHANNEL Nº 112 NOVEMBRO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.