2020-2-03
A Canalys partilha os dados mais recentes do mercado mundial de smartphones e anunciou que as vendas destes dispositivos cresceram 1% nos últimos três meses de 2019
As vendas globais de smartphones cresceram 1% no quarto trimestre de 2019, o segundo trimestre consecutivo de crescimento, com o mercado a atingir as 369 milhões de unidades vendidas. A Apple liderou o mercado, explorando a forte procura por modelos do iPhone 11 para aumentar 9%, para 78 milhões de unidades vendidas. A Samsung vendeu 71 milhões de unidades para manter o seu impulso positivo, crescendo 1%. A Huawei ficou em terceiro lugar, mas caiu 7% no meio da saga da lista de entidades norte-americanas proíbidas, uma vez que os seus negócios no exterior compensaram o crescimento na China. A Xiaomi ficou em quarto lugar, crescendo 23% para 33 milhões de unidades, enquanto a Oppo ficou em quinto, crescendo 2% para 30 milhões de unidades. "Este é um sucesso em todo o setor - oito dos dez principais fornecedores cresceram no quarto trimestre", disse o analista sénior da Canalys Ben Stanton. “Quando vimos os primeiros declínios no volume global há alguns anos, a Canalys afirmou que o setor estava a passar da era do crescimento para a era cíclica. Este surto de crescimento não irá durar para sempre, mas será um de uma série de altos e baixos, à medida que a taxa de atualização do cliente para smartphones atingir o seu novo ponto de equilíbrio”. Uma das histórias de sucesso no quarto trimestre chega dos mercados emergentes. "Os fornecedores chineses foram particularmente diligentes nas regiões em desenvolvimento no último trimestre", explicou o analista de research Shengtao Jin. “Os smartphones com um preço inferior a cem dólares têm sido o foco principal, pois os fornecedores segmentam a base instalada de utilizadores que ainda usam telefones comuns. A Vivo, por exemplo, teve um sucesso excecional com o Y91C na Indonésia neste trimestre. A Apple também obteve sucesso em regiões emergentes, já que o iPhone 11 mais barato tentou uma base mais ampla de clientes do que costumava ser”. |