2024-4-18
As vendas de smartphones a nível mundial iniciaram o ano “com uma nota positiva” ao crescer 11% no primeiro trimestre do ano
De acordo com a Canalys, o mercado mundial de smartphones apresentou um cenário positivo no início do ano, tendo registado um crescimento de 11% ano a ano no primeiro trimestre de 2024, no contexto da estabilização macroeconómica global e da recuperação da procura do consumidor. Com o impulso positivo da introdução do Galaxy AI, a Samsung recuperou a primeira posição com uma participação de 20%. Seguiu-se a Apple em segundo lugar, que alcançou uma participação de mercado de 16%, e a Xiaomi em terceiro, com 14%, potenciada pelo recém-lançado Redmi A3. A Transsion e a Oppo completaram a lista dos cinco primeiros, registando uma participação de mercado de 10% e de 8%, respetivamente. O analista da Canalys Le Xuan Chiew considera que o mercado mundial de smartphones “começou o ano com uma nota positiva”, apresentando “uma melhoria significativa em relação ao mesmo período do ano passado”, visto que o período homólogo de 2023 “foi difícil devido a uma economia lenta e às pressões inflacionárias”. “Com a estabilização da economia, o lançamento de novos produtos e os fortes esforços promocionais, o mercado recuperou, oferecendo aos fornecedores de smartphones uma excelente oportunidade para revitalizar o crescimento”, acrescenta. “Os fornecedores estão a aproveitar novas oportunidades a promover ofertas premium que os diferenciam, como recursos e serviços de IA de ponta em produtos emblemáticos, e a utilizar estratégias de produtos baseadas no ecossistema. Todos os olhos estão voltados para a Apple em 2024, que é altamente provável de fazer um anúncio de IA que proporcionará oportunidades para a marca impulsionar as suas ofertas premium e reacender a inovação de produtos em todo o seu ecossistema”. Além disto, Chiew frisa que o mercado de smartphones está “cada vez mais polarizado em termos de preços”. O segmento básico está “saturado, com novas ofertas da Xiaomi e Transsion”, enquanto a vivo, a Oppo e a Samsung visam atingir uma “quota maior do mercado premium, investindo fortemente em marketing e explorando novos caminhos de crescimento”. Em particular, a Samsung conseguiu impulsionar “com sucesso as vendas da sua série S24, que superou o desempenho do seu antecessor” ao “promover consistentemente o Galaxy AI”. “Olhando para o futuro, os fornecedores estão a aumentar os investimentos em regiões emergentes, como a América Latina e o Sudeste Asiático”, indica Chiew. “Estes mercados apresentam uma classe média florescente, onde a penetração dos smartphones continua a aumentar em comparação com mercados saturados, juntamente com a evolução das preferências por modelos topo de gama”. “Apesar de um mercado otimista, é vital que os fornecedores de smartphones fiquem atentos aos níveis de stock”, adverte Lucas Zhong, analista de investigação da Canalys. Num cenário marcado por “condições inflacionárias globais incertas”, os fornecedores “estão a exercer cautela na gestão de stocks para mitigar o risco de excesso de oferta e garantir a estabilidade financeira”. Para o segundo trimestre de 2024, Zhong antecipa uma “ligeira correção de stocks”, através da qual o Canal pretenderá “digerir os envios agressivos dos trimestres anteriores, abrindo espaço para novos lançamentos no final do ano para trazer um crescimento mais sustentável a longo prazo”. |