2021-7-13
Os recentes dados da Canalys mostram que o mercado mundial de computadores cresceu 13% entre abril e junho de 2021
O mercado global de PC continuou a sua sequência de crescimento no segundo trimestre de 2021, com as vendas de desktops e portáteis, incluindo estações de trabalho, a crescerem 13% ano a ano, para 82,3 milhões de unidades, de acordo com os últimos dados da Canalys. A procura continua alta, principalmente devido a um forte segmento comercial, já que a urgência impulsionada pela pandemia para que os consumidores tenham acesso aos PC está a começar a diminuir. Os problemas com o fornecimento de componentes continuam a ser um problema para a indústria, mas a extensão das faltas e pedidos em atraso está a diminuir. As vendas de notebooks e estações de trabalho móveis cresceram 15% ano a ano, atingindo 66,7 milhões de unidades, enquanto as vendas de desktops e estações de trabalho aumentaram 6%, para 15,6 milhões de unidades. Todos os cinco principais fornecedores de PC conseguiram sustentar o crescimento das vendas no segundo trimestre de 2021, com a procura comercial de empresas em recuperação atuando como o principal impulsionador. A Lenovo ampliou a sua liderança, com um crescimento anual de 14,7% e vendas acima da marca de 20 milhões de unidades pelo terceiro trimestre consecutivo. A HP manteve-se em segundo lugar, mas com o menor crescimento no volume de vendas dos cinco primeiros, apenas 2,8%, uma vez que sofreu desacelerações na EMEA e no Japão. Já a Dell registou um crescimento saudável de 16,5%, com a sua força no setor comercial ganhando destaque à medida que a recuperação dos negócios gerou novos pedidos. Apple e Acer completaram as cinco primeiras com crescimento de dois dígitos, registando vendas de 6,4 milhões e seis milhões de unidades, respetivamente.
Nota: Unidade das vendas em milhares. A soma das percentagens podem não dar 100% devido a arredondamentos.
“O mercado de PC não poderia estar numa posição melhor”, explicou Rushabh Doshi, Diretor de Pesquisa da Canalys. “A desaceleração na procura do consumidor, decorrente do cumprimento das pendências e maior penetração no mercado, foi bem equilibrada pela crescente procura comercial, à medida que os mercados em todo o mundo voltam à normalidade. Os fornecedores de PC agora têm duas oportunidades de negócios principais - utilizadores de PC pela primeira vez e atualizadores. Com a base instalada a ter aumentado massivamente no ano passado, as oportunidades de atualização vão proporcionar um forte pipeline de vendas de longo prazo. Não nos esqueçamos de que algumas das inovações de plataforma mais interessantes estão a acontecer agora. A Apple com atualizações ARM e macOS, a Microsoft com Windows 11 e a Google com Chrome OS estão posicionados para fazer dos PC o seu próximo campo de batalha, que só pode beneficiar os fornecedores e seus Parceiros da cadeia de valor”. |