2024-1-03

BIZ

Mercado mundial de MFA crescerá 18% até 2028

O mercado global de Autenticação Multifator deverá crescer de 15,2 mil milhões de dólares em 2023 para 34,8 mil milhões até 2028

Mercado mundial de MFA crescerá 18% até 2028

De acordo com um relatório recentemente publicado no Research and Markets, o mercado mundial de Autenticação Multifator (MFA) deverá crescer 15,2 mil milhões de dólares em 2023 para 34,8 mil milhões até 2028, com uma taxa composta de crescimento anual (CAGR) de 18%.

O relatório “Multi-Factor Authentication Market by Authentication Type (Password-Based Authentication, Passwordless Authentication), Component (Hardware, Software, Services), Model Type, End User Industry and Region – Global Forecast to 2028” procura ajudar os líderes de mercado, bem como os novos participantes, a compreender o atual cenário competitivo do mercado global de MFA, disponibilizando informações para posicionar melhor os seus negócios e planear estratégias de entrada no mercado adequadas.

Existe um conjunto de fatores-chave que moldam a trajetória de crescimento do mercado de MFA, como é o caso das violações de segurança crescentes e dos ciberataques sofisticados que resultam em perdas financeiras e de reputação. Também a falta de profissionais qualificados na área de cibersegurança pode ser um entrave ao mercado, conforme refere o relatório.


MFA na América do Norte

A nível regional, a América do Norte é a líder do mercado mundial de MFA no que diz respeito a um número mais significativo de fornecedores. Enquanto região mais avançada a nível de adoção de tecnologia e infraestrutura de segurança, a América do Norte é principalmente impulsionada por motores de crescimento como a adesão generalizada às regulamentações de compliance de dados e às implementações em cloud.

A proteção geral das infraestruturas de comunicação é controlada por várias diretrizes regulatórias em matéria de segurança. Além disto, os ciberataques estão a tornar-se cada vez mais sofisticados, muito devido à elevada adoção de aplicações baseadas em cloud. Desta forma, muitas indústrias da região estão a aumentar os seus esforços de implementação de soluções extensivas de MFA.

Grandes fornecedores de MFA – Microsoft, Broadcom, OneSpan, OKTA e Micro Focus – são oriundos da América do Norte, sendo que a sua presença impulsiona ainda mais a adoção de soluções e serviços de MFA na região.

De acordo com o estudo, os principais fornecedores no mercado global de MFA são a Microsoft (EUA), Thales (França), Okta (EUA), Broadcom (EUA), OneSpan (EUA), Micro Focus (Reino Unido), HID Global (EUA), Cisco (EUA), Identidade Ping (EUA) e Segurança RSA (EUA). 


Indústria bancária e financeira como líder

Por indústria de utilizadores finais, o setor BFSI – de serviços bancários e financeiro – lidera o mercado, estando na vanguarda das mais recentes tecnologias de MFA. Segundo o relatório, isto deve-se ao facto de a indústria ter acesso a informações altamente confidenciais, como dados financeiros de clientes, ID de utilizadores, palavras-passe e outras informações pessoais.

Regulações como a Lei de Proteção de Informações Pessoais e Documentos Eletrónicos (PIPEDA), Lei Gramm-Leach-Bliley (GLBA) e o Padrão de Segurança de Dados (DSS) da Indústria de Cartões de Pagamento (PCI) têm exigido que as instituições financeiras garantam a proteção contra os cibercriminosos.

Para além disto, de acordo com o relatório, prevê-se que o crescimento do mercado de MFA será impulsionado pela maior necessidade de digitalização com o aumento dos serviços bancários online, das atividades de comércio eletrónico e da compliance regulatória rigorosa.


Autenticação de quatro fatores em destaque

O relatório projeta também que a autenticação de quatro fatores é o segmento que registará um maior crescimento (CAGR) durante o período de previsão. A autenticação de quatro fatores pode exigir posse, localização, um fator biométrico e um fator de conhecimento ou, por outro lado, localização, um fator biométrico e dois fatores de conhecimento.

Segundo o estudo, as empresas têm vindo a adotar cada vez mais estas soluções devido aos parâmetros adicionais de segurança que oferece, permitindo uma maior eficiência na proteção contra ciberataques. O relatório prevê que a autenticação de quatro fatores será uma das tecnologias mais promissoras, muito devido à sua autenticação sofisticada e design de segurança reforçado.

ARTIGOS RELACIONADOS

Cisco faz aquisição para melhorar segurança da multicloud
BIZ

Cisco faz aquisição para melhorar segurança da multicloud

LER MAIS

Fortinet procura reforçar inovação contínua em cibersegurança
SECURITY

Fortinet procura reforçar inovação contínua em cibersegurança

LER MAIS

Quatro em cada dez empresas planeiam subcontratar cibersegurança
SECURITY

Quatro em cada dez empresas planeiam subcontratar cibersegurança

LER MAIS

Recomendado pelos leitores

Empresa portuguesa compra totalidade de empresa espanhola
BIZ

Empresa portuguesa compra totalidade de empresa espanhola

LER MAIS

Provenir aposta no mercado português
BIZ

Provenir aposta no mercado português

LER MAIS

Xerox chega a acordo para adquirir Lexmark
BIZ

Xerox chega a acordo para adquirir Lexmark

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 113 DEZEMBRO 2024

IT CHANNEL Nº 113 DEZEMBRO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.