2021-9-06
O segundo trimestre de 2021 registou aquele que é o menor crescimento dos últimos três anos para o mercado de true wireless stereo, de acordo com a Canalys
Após um forte crescimento de vendas na ordem dos dois dígitos nos últimos trimestres, as vendas de dispositivos True Wireless Stereo (TWS) parecem estar a atingir o pico, com crescimento de 6,4%, atingindo 58,3 milhões de unidades vendidas no segundo trimestre de 2021, o menor valor em três anos. O mercado global de áudio pessoal inteligente cresceu 4,7% no geral, com as vendas a atingir as 99,8 milhões de unidades no segundo trimestre de 2021. A Apple, líder no mercado de áudio pessoal inteligente, viu o seu primeiro declínio já a mostrar sinais claros de desaceleração. As vendas de dispositivos AirPods TWS caíram 25,7% para chegar a 15 milhões de unidades no segundo trimestre de 2021, contribuindo para o crescimento mais lento do que o normal do mercado geral de TWS neste trimestre. A Apple ainda mantém a sua liderança na categoria, mas o declínio das vendas de AirPods resultou na queda da participação de mercado da Apple para menos de 30% no segundo trimestre de 2021. “O declínio acentuado da Apple é devido, parcialmente, a uma difícil comparação com um trimestre mais forte no ano passado”, explicou Jason Low, Research Manager da Canalys. “Apesar dos altos e baixos, a principal vantagem da Apple é clara - tem um ecossistema de utilizadores que é muito fiel aos seus produtos e é um dos poucos fornecedores de dispositivos inteligentes que tem maior influência sobre o conteúdo, que pode combinar com seu o hardware de áudio para criar experiências únicas. O lançamento de novos AirPods no segundo semestre do ano irá impulsionar a categoria novamente, mas a saturação crescente da sua base instalada de iOS e macOS pode ser um motivo de preocupação”. A Xiaomi ficou em segundo lugar no mercado, recuperando o lugar à Samsung com as respetivas vendas de 5,3 milhões e 5,2 milhões de unidades. Abordando a competição, Cynthia Chen, analista de pesquisa da Canalys, referiu que “desde o final de 2019, os dois fabricantes estão equilibrados. Embora a Xiaomi tenha definitivamente subido na cadeia de valor, oferecendo mais produtos TWS premium, a Samsung está a alcançar o atraso, reforçando as ofertas de TWS de marca própria e de submarca, especialmente com JBL sob a subsidiária Harman”. A participação de mercado da Skullcandy atingiu um recorde de 7%, colocando-a em quarto lugar pela primeira vez. “O sucesso da Skullcandy veio da sua mudança agressiva para uma linha de TWS acessível e alegre, como Dime, Jib e Sesh, visando um público mais jovem do que Samsung ou Apple. Em Parceria com a Bragi, a Skullcandy afirma oferecer uma experiência de altavoz melhor, mas será crucial para garantir que a experiência do utilizador corresponda às expectativas, e não exageros de marketing”, acrescentou Low. |