2021-9-06

BIZ

Mercado mundial de dispositivos true wireless regista menor crescimento dos últimos três anos

O segundo trimestre de 2021 registou aquele que é o menor crescimento dos últimos três anos para o mercado de true wireless stereo, de acordo com a Canalys

Mercado mundial de dispositivos true wireless regista menor crescimento dos últimos três anos

Após um forte crescimento de vendas na ordem dos dois dígitos nos últimos trimestres, as vendas de dispositivos True Wireless Stereo (TWS) parecem estar a atingir o pico, com crescimento de 6,4%, atingindo 58,3 milhões de unidades vendidas no segundo trimestre de 2021, o menor valor em três anos.

O mercado global de áudio pessoal inteligente cresceu 4,7% no geral, com as vendas a atingir as 99,8 milhões de unidades no segundo trimestre de 2021. A Apple, líder no mercado de áudio pessoal inteligente, viu o seu primeiro declínio já a mostrar sinais claros de desaceleração. As vendas de dispositivos AirPods TWS caíram 25,7% para chegar a 15 milhões de unidades no segundo trimestre de 2021, contribuindo para o crescimento mais lento do que o normal do mercado geral de TWS neste trimestre.

A Apple ainda mantém a sua liderança na categoria, mas o declínio das vendas de AirPods resultou na queda da participação de mercado da Apple para menos de 30% no segundo trimestre de 2021. “O declínio acentuado da Apple é devido, parcialmente, a uma difícil comparação com um trimestre mais forte no ano passado”, explicou Jason Low, Research Manager da Canalys. “Apesar dos altos e baixos, a principal vantagem da Apple é clara - tem um ecossistema de utilizadores que é muito fiel aos seus produtos e é um dos poucos fornecedores de dispositivos inteligentes que tem maior influência sobre o conteúdo, que pode combinar com seu o hardware de áudio para criar experiências únicas. O lançamento de novos AirPods no segundo semestre do ano irá impulsionar a categoria novamente, mas a saturação crescente da sua base instalada de iOS e macOS pode ser um motivo de preocupação”.

A Xiaomi ficou em segundo lugar no mercado, recuperando o lugar à Samsung com as respetivas vendas de 5,3 milhões e 5,2 milhões de unidades. Abordando a competição, Cynthia Chen, analista de pesquisa da Canalys, referiu que “desde o final de 2019, os dois fabricantes estão equilibrados. Embora a Xiaomi tenha definitivamente subido na cadeia de valor, oferecendo mais produtos TWS premium, a Samsung está a alcançar o atraso, reforçando as ofertas de TWS de marca própria e de submarca, especialmente com JBL sob a subsidiária Harman”.

A participação de mercado da Skullcandy atingiu um recorde de 7%, colocando-a em quarto lugar pela primeira vez. “O sucesso da Skullcandy veio da sua mudança agressiva para uma linha de TWS acessível e alegre, como Dime, Jib e Sesh, visando um público mais jovem do que Samsung ou Apple. Em Parceria com a Bragi, a Skullcandy afirma oferecer uma experiência de altavoz melhor, mas será crucial para garantir que a experiência do utilizador corresponda às expectativas, e não exageros de marketing”, acrescentou Low.

ARTIGOS RELACIONADOS

Vendas de dispositivos true wireless vão exceder os 200 milhões de unidades este ano
BIZ

Vendas de dispositivos true wireless vão exceder os 200 milhões de unidades este ano

LER MAIS

Recomendado pelos leitores

Estudo revela que apenas 17% das empresas portuguesas utilizam IA
BIZ

Estudo revela que apenas 17% das empresas portuguesas utilizam IA

LER MAIS

Quase metade dos colaboradores recorre a IA generativa para adquirir novas habilidades
BIZ

Quase metade dos colaboradores recorre a IA generativa para adquirir novas habilidades

LER MAIS

HP nomeia novo diretor geral de soluções de impressão para Portugal e Espanha
BIZ

HP nomeia novo diretor geral de soluções de impressão para Portugal e Espanha

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 112 NOVEMBRO 2024

IT CHANNEL Nº 112 NOVEMBRO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.