2021-5-05
De acordo com a Canalys, o mercado mundial de computadores teve um crescimento de 53,1% nos primeiros três meses de 2021 quando comparados com o mesmo período de 2020
Os dados mais recentes da Canalys mostram que o mercado mundial de PC (incluindo tablets) cresceu fortemente pelo quarto trimestre consecutivo, com as vendas a aumentar 53,1% ano a ano para 122,1 milhões de unidades. Os Chromebooks e os tablets continuaram a se destacar no início de 2021, registando um crescimento de 274,6% e 51,8% e alcançando volumes de vendas notáveis no primeiro trimestre de 12 milhões e 39,7 milhões de unidades, respetivamente. Os fornecedores de Chromebook têm visto os seus negócios crescerem cada vez mais, registando números recordes de vendas no primeiro trimestre. A HP liderou o mercado mais uma vez, com um crescimento de 633,7%, impulsionando-a além da marca dos quatro milhões de unidades. A Lenovo ficou em segundo lugar com 3,1 milhões de unidades vendidas, tendo aumentado a produção para ajudar a aliviar os pedidos pendentes de 2020. Acer, Samsung e Dell compuseram o resto das cinco primeiras fabricantes, todas a vender mais de um milhão de unidades.
Nota: unidades em milhares. As percentagens podem não dar uma soma de 100% devido a arredondamentos.
“Os Chromebooks são, agora, verdadeiramente um produto de computação mainstream”, explica Brian Lynch, Analista de Pesquisa da Canalys. “Embora o setor de educação ainda responda pela maioria das vendas, a sua popularidade com os consumidores e clientes comerciais tradicionais atingiu novos patamares ao longo do ano passado. A HP e a Lenovo dominam o mercado de Chromebooks, mas o boom foi o resultado de uma maré crescente, permitindo que fornecedores como Acer e Samsung conquistassem participações substanciais no mercado de PC atendendo especificamente à procura de Chromebooks. A Google está agora numa posição forte para trabalhar com seus Parceiros OEM e o Canal para cimentar um futuro promissor para os Chromebooks. Um impulso substancial de mensagens e evangelização, juntamente com a segmentação de tendências de crescimento, como acordos de trabalho flexíveis e pequenas e médias empresas com orçamento limitado, será vital para garantir a longevidade do sucesso dos Chromebooks”. Quase todos os principais fornecedores de tablets desfrutaram de um crescimento contínuo de vendas no primeiro trimestre de 2021. A Apple ampliou a sua liderança, crescendo 50,3% e despachando 15,2 milhões de unidades, à medida que a última iteração do iPad Air ganhou força com os consumidores. A Samsung manteve a segunda posição com oito milhões de unidades vendidas, representando um crescimento de 59,9%. A Lenovo e a Amazon alcançaram os maiores níveis de crescimento do volume de vendas com 133,5% e 197,9% ano a ano, respetivamente, principalmente devido ao baixo primeiro trimestre de 2020. Huawei, no entanto, sofreu um declínio de 27,9%, principalmente devido à decisão de colocar a antiga marca Honor como uma entidade separada. No entanto, ainda manteve uma liderança saudável sobre os concorrentes para garantir uma posição entre os cinco primeiros.
Nota: unidades em milhares. As percentagens podem não dar uma soma de 100% devido a arredondamentos.
“O mercado de tablets continua a desafiar as expectativas com a força do seu retorno”, refere Himani Mukka, analista de pesquisas da Canalys. “Mesmo além do tradicional período de festas de fim de ano, os fornecedores estão a ver uma procura elevada, pois a necessidade de poder de computação e conectividade a preços acessíveis persiste. Num momento em que o mercado geral de PC está a enfrentar uma crise de oferta, os fornecedores que oferecem fortes ofertas de tablets conseguiram obter ganhos ainda maiores com o aumento da procura por acesso a ecrãs e produtividade remota provocada pela pandemia. A Canalys espera que essa tendência se desenvolva à medida que os tablets se tornem pilares em setores em crescimento, como a educação, bem como em implementações comerciais mais amplas para apoiar a transformação digital”. A Lenovo manteve a liderança no mercado total de PC, que inclui desktops, notebooks e tablets, vendendo 24 milhões de unidades e apresentando um crescimento de 66,5%. A Apple ficou em segundo lugar, com 22,1 milhões de vendas de Macs e iPads. A HP garantiu o terceiro lugar com 19,3 milhões de unidades e crescimento de 64,2%, deixando a Dell e a Samsung com as restantes posições do top 5.
Nota: unidades em milhares. As percentagens podem não dar uma soma de 100% devido a arredondamentos. |