2023-8-22
Os gastos com serviços cloud através do Canal continuam a crescer, mas o ritmo de crescimento registou um ligeiramente abrandamento
De acordo com a Canalys, verificou-se um aumento de 16% nos gastos com serviços de infraestrutura cloud no segundo trimestre de 2023, atingindo 72,4 mil milhões. Esta taxa de crescimento representa um declínio em relação aos 19% do trimestre anterior. A Amazon Web Services (AWS), a Microsoft Azure e a Google Cloud foram as três principais fornecedoras do mercado de serviços cloud, representando 65% dos gastos totais e somando um crescimento coletivo de 20% neste período, inferior aos 22% do trimestre anterior. A taxa de crescimento da AWS e da Microsoft abrandou, enquanto a Google Cloud permaneceu estável com 31%, em comparação com o trimestre anterior. O fortalecimento do dólar americano tem vindo a diminuir o seu impacto nos hyperscalers. No entanto, a redução de custos é uma preocupação dos clientes, muito devido às incertezas macroeconómicas, e neste âmbito mantém-se focados em otimizar a utilização da cloud. As tecnologias de Inteligência Artificial (IA) e a sua integração em produtos existentes não influenciaram significativamente as receitas dos fornecedores de serviços cloud, tendo em conta que ainda não foram sujeitas a uma comercialização generalizada. No entanto, os fornecedores reconhecem a IA como uma importante impulsionadora do investimento em cloud no futuro. Isto verifica-se na criação de novos Programas de Parceiros orientados para IA, lançados tanto pela AWS como pela Microsoft. “O modelo de colaboração mais comum envolve Parceiros que contribuem com a sua experiência no setor, conhecimento de processos de negócios e experiência em análise de dados nas relações”, afirma Yi Zhang, analista de investigação da Canalys. “Os fornecedores de cloud, por sua vez, oferecem aos parceiros uma exposição antecipada às suas tecnologias emergentes e fornecem suporte técnico”. “Enquanto isso, os fornecedores precisam de separar o joio do trigo quando se trata de conduzir as suas estratégias de IA através de parceiros”, disse Alex Smith, vice-presidente da Canalys. “Isso significa focarem-se em Parceiros que estão a construir práticas de serviços em torno da IA, envolverem-se em iniciativas de vendas e marketing que se concentram em IA, produzirem uma liderança inovadora e estudos de caso atraentes sobre aplicações de IA e vender soluções que são incorporadas com recursos de IA. Serão estes parceiros que assumirão um papel de liderança na condução das empresas para se tornarem líderes neste campo”. A AWS mantém-se como a fornecedora líder de serviços cloud no segundo trimestre de 2023, com um aumento de 12% ano após ano e correspondendo a 30% do mercado global, ainda que a taxa de crescimento tenha diminuído mais de metade em comparação com o mesmo período no ano passado. A AWS está a investir cada vez mais em IA, havendo lançado em junho de 2023 um novo programa de IA generativa que contava com um investimento de 100 mil milhões de dólares. Por sua vez, a Microsoft Azure representou 26% do mercado, com um aumento de 19% na sua carteira de pedidos cloud, atingindo 224 mil milhões no segundo trimestre de 2023. Quanto ao investimento em IA, a empresa introduziu o Microsoft AI Cloud Partner Program durante o seu evento global de Parceiros, Microsoft Inspire 2023, com o objetivo de incentivar o ecossistema de Parceiros da Microsoft a desenvolver soluções que utilizem a tecnologia de IA da Microsoft. A Google Cloud cresceu 31% no segundo trimestre de 2023, correspondente a 9% dos gastos totais, sendo o crescimento mais acentuado das três principais hyperscalers. A empresa afirma comandar a lealdade de mais de 70% das startups de tecnologia com especialização em IA generativa, incluindo nomes como Cohere, Jasper e Typeface. |