2025-3-30
As vendas de headsets de AR/VR foram impulsionadas por novos lançamentos e pela entrada de novos concorrentes, com a Meta a dominar o mercado
Segundo os novos dados do World Augmented Reality and Virtual Reality Headset Tracker, da IDC, as vendas globais de headsets de AR/VR aumentaram 10% em 2024. O lançamento de novos produtos durante o trimestre festivo, bem como a entrada de novos concorrentes ao longo do ano, ajudaram o mercado a regressar ao crescimento após dois anos de declínio. A Meta continua a dominar o mercado, captando 74,6% da quota anual, seguida da Apple, com 5,2%, da Sony, com 4,3%, da ByteDance, com 4,1%, e da XREAL, que completa o top cinco com 3,3% de quota. No entanto, apenas a Meta e a XREAL registaram crescimento face ao ano anterior, graças ao lançamento de produtos mais recentes e a casos de utilização focados em jogos. Ambas as empresas conseguiram também aumentar os preços médios de venda das respetivas marcas. Ao longo de 2024, o lançamento de novos headsets da Apple, bem como dispositivos como o Quest 3 e o Pico 4, levou a um aumento da procura comercial. Os developers mostraram-se ansiosos por criar experiências de realidade mista com dispositivos da Meta e da Apple, enquanto aqueles que procuravam expandir as implementações optaram pelos produtos da Pico. Além disso, a Meta entrou no segmento da educação, o que contribuiu para um crescimento de 69,4% nesta categoria em 2024, face ao ano anterior. No total, as vendas comerciais aumentaram 14,9%. Apesar da chegada de novos dispositivos esperados para 2025, a IDC estima um declínio anual de 12%, já que os indicadores de fornecimento apontam para lançamentos atrasados por parte de alguns fornecedores importantes. No entanto, prevê-se uma recuperação em 2026, com um crescimento de 87%, podendo o volume de vendas ultrapassar o pico de 11,2 milhões de unidades, registado durante a pandemia em 2021. A IDC antecipa ainda que a taxa de crescimento anual composta do mercado de headsets seja de 38,6% entre 2025 e 2029. |