2022-12-21
Dados da Canalys indicam um crescimento do mercado para 17,8 mil milhões de dólares no terceiro trimestre de 2022, com a Palo Alto Networks a destacar-se como o principal fornecedor no trimestre
Apesar da deterioração das condições económicas, o mercado mundial de cibersegurança cresceu 15,9% no terceiro trimestre de 2022, para um total de 17,8 mil milhões de dólares. A segurança endpoint foi a categoria que mais cresceu, com um aumento de 18,7% em termos homólogos, para 2,7 mil milhões de dólares. Já a segurança da rede foi a maior categoria, representando 5,1 mil milhões de dólares e crescendo 14,8%. A Palo Alto Networks foi o principal fornecedor no trimestre, crescendo 24,9% em termos homólogos e aumentando a sua quota de mercado para 8,4%, acima dos 7,8% no terceiro trimestre de 2021. Por sua vez, a Cisco foi o segundo maior fornecedor de cibersegurança, com um crescimento de 16,7% e uma quota de mercado plana de 6,9%. A Fortinet ficou em terceiro lugar, alcançando um crescimento de 29,9% para atingir uma quota de mercado de 6,7%, acima dos 6% do ano anterior. Nas suas previsões, a maioria dos fornecedores do setor tecnológico teve em consideração a deterioração das condições económicas, o aumento da incerteza e um maior escrutínio das despesas de IT. “Muitos vendedores de cibersegurança mudaram para modelos de negócio liderados por assinaturas, o que também ajudou a protegê-los do impacto imediato do abrandamento económico”, disse Matthew Ball, analista-chefe da Canalys. “A mudança para plataformas baseadas em subscrições e o aumento do foco na venda de contas existentes vão sustentar o crescimento da receita dos fornecedores de cibersegurança nos próximos 12 meses”, acrescenta. As vendas de Canal representaram 90,6% do mercado global, com os restantes 9,4% das vendas a serem feitas diretamente com os clientes. As vendas de Canal cresceram 15,9% em termos homólogos, superando as vendas diretas. Os Parceiros do Canal mantiveram-se otimistas quanto às oportunidades de cibersegurança, explica a Canalys. 27% esperavam que a sua receita de cibersegurança crescesse mais de 20% em 2023, segundo uma sondagem da Canalys realizada entre 21 de novembro e 9 de dezembro deste ano. Outros 27% antecipavam um crescimento de 11% a 20% no próximo ano. Apenas 10% dos Parceiros esperavam que as vendas de cibersegurança diminuíssem. Adicionalmente, os analistas notam que 9,6 mil milhões de dólares de vendas vieram da América do Norte, que se manteve de longe o maior mercado de cibersegurança, representando 53,8% dos gastos globais. Foi também o mercado que mais cresceu, em 17,1%. As vendas da EMEA atingiram 5,2 mil milhões de dólares, a APAC chegou aos 2,4 mil milhões de dólares e a América Latina aos seis mil milhões de dólares. |