2023-11-25
Dados da Canalys indicam que o terceiro trimestre foi de queda no mercado europeu de smartphones, mas começam a existir sinais de maior procura à medida que 2024 de aproxima
A investigação mais recente da Canalys mostra que as vendas europeias de smartphones (excluindo a Rússia) caíram 6% ano a ano, para 32 milhões no terceiro trimestre de 2023. Embora o terceiro trimestre tenha marcado o décimo trimestre consecutivo de declínio anual, há sinais de aumento da procura à medida que nos aproximamos de 2024. Na tabela de classificação dos fornecedores, a Samsung manteve o primeiro lugar com uma quota de mercado de 35%, apesar de suas vendas terem caído 6% ano após ano. A Apple ficou em segundo lugar com uma quota de 22% e uma queda de 13%, parcialmente compensada pelo forte desempenho do iPhone 15. “O ambiente desafiador de procura afetou particularmente a Apple e a Samsung no terceiro trimestre, apesar do lançamento dos seus produtos”, explicou Runar Bjørhovde, analista da Canalys. “No caso da Apple, o seu declínio deveu-se principalmente a uma rápida queda nas vendas de modelos mais antigos em comparação com o terceiro trimestre de 2022. Esse declínio foi em parte para evitar o excesso de stock do iPhone 14 e de modelos anteriores, que devem ser eliminados gradualmente até o final de 2024 para alinhar-se com a diretiva USB-C da Comissão Europeia. Em contraste, o iPhone 15 teve um início robusto, aumentando as vendas do trimestre de lançamento em 59% em comparação com o iPhone 14. Os preços de lançamento reduzidos em toda a região apoiaram o seu desempenho. O declínio da Samsung deveu-se à sua série A de baixo custo, que a empresa deixou de priorizar devido às metas de receita e lucratividade. Este passo levou a Samsung ao seu ASP trimestral mais elevado de sempre na Europa, fortemente apoiado pelo crescimento anual de 38% nos seus envios de smartphone dobráveis, juntamente com o desempenho robusto das séries A e S de gama média. No geral, os desempenhos da Samsung e da Apple mostram uma procura resiliente pelos mais recentes dispositivos premium, mesmo quando o segmento topo de gama começou a encolher”. “Embora o ano de 2023 seja sinónimo de menor número de vendas de smartphones em mais de uma década, há sinais de que o mercado está a melhorar à medida que nos aproximamos de 2024”, disse Bjørhovde. “A Canalys prevê que o mercado vai crescer 4% em 2024. Um ciclo de atualização de dispositivos de gama média comprados em 2020 e 2021 deverá proporcionar uma oportunidade para os fornecedores no primeiro semestre do ano. O resto deste ano continua importante para os fornecedores que procuram resgatar o seu desempenho em 2023, começar 2024 com um impulso positivo e limpar o inventário do Canal antes do lançamento de novos produtos no primeiro semestre de 2024. Dada a cautela dos consumidores em gastar este ano, os fornecedores estão a esperar o surgimento de compradores que atrasaram as compras em busca de ofertas e promoções atraentes durante a temporada de compras natalícias. Ainda assim, a rentabilidade é fundamental para todos os intervenientes e, consequentemente, os consumidores devem estar conscientes dos ocasionais descontos falsos no meio da intensa concorrência de preços e descontos”. |