2024-6-14
Os primeiros três meses de 2024 assistiram a um crescimento de 2% em comparação com o mesmo período de 2023
A análise mais recente da Canalys mostra que o crescimento voltou ao mercado de smartphones da Europa (que exclui a Rússia) no primeiro trimestre de 2024, à medida que as vendas cresceram 2% ano a ano, para 33,1 milhões de unidades. Este crescimento, diz a Canalys, deveu-se à flexibilização das condições macroeconómicas e ao início de um ciclo de atualização do Android para dispositivos adquiridos durante a pandemia. A Samsung foi o maior fornecedor no primeiro trimestre de 2024, com uma quota de mercado de 37%, impulsionada pela série Galaxy S24 e uma atualização de portfólio da sua série A de baixo custo. A Apple ficou em segundo lugar com uma quota de mercado de 22%. A Xiaomi, a Motorola e a Honor completaram os cinco primeiros lugares, com 16%, 6% e 3% de quota de mercado, respetivamente. A Canalys prevê que o mercado europeu de smartphones (excluindo a Rússia) deverá crescer 1% na totalidade de 2024, uma vez que a procura permanece modesta num contexto de ciclos de vida mais longos dos dispositivos. “A divisão entre os segmentos de preços está a aumentar à medida que o segmento premium se inclina mais para o segmento ultra-alto e o mercado de massa se inclina mais para o segmento inferior”, explica, em comunicado, Runar Bjørhovde, analista da Canalys. “O primeiro trimestre de 2024 teve a maior participação premium na Europa num primeiro trimestre de todos os tempos, já que os smartphones que custam cerca de 800 dólares ou mais representaram 32% das vendas. O desempenho do mercado premium foi impulsionado pela série Galaxy S24 da Samsung, que foi auxiliada por um grande investimento de marketing destacando o Galaxy AI, juntamente com promoções significativas de troca e bundles. As vendas da série Galaxy S para a Europa cresceram 58% em termos anuais, para 4,3 milhões de unidades no primeiro trimestre de 2024. Apesar da força do topo de gama, o ASP [preço médio de venda] aumentou apenas 2%, causado por um ressurgimento regional na procura de dispositivos económicos. Esta maior procura reflete-se na elevada presença de modelos económicos na lista dos dez dispositivos mais vendidos, como o Samsung Galaxy A15 e o Redmi 13C e Redmi Note 13 4G da Xiaomi. A melhoria da procura de baixo custo será vital para o mercado regressar ao crescimento em 2024”. “As capacidades de IA vão liderar a comunicação dos fornecedores com os consumidores na Europa durante o resto do ano, especialmente para os fornecedores que procuram fortalecer a sua presença no segmento premium”, acrescentou Bjørhovde. “Num recente estudo de consumo realizado pela Canalys centrado na perceção europeia das capacidades de IA nos smartphones, 40% dos inquiridos afirmaram estar positivos sobre o que as funcionalidades de IA podem acrescentar à sua experiência com smartphones. Mas a diferença entre o interesse e a intenção de compra provavelmente será grande. Consequentemente, as capacidades de IA devem ser utilizadas de forma holística e equilibrada como parte de um marketing mais amplo de produtos e marcas, uma vez que o consumidor europeu médio está cautelosamente otimista em relação às capacidades de IA nos smartphones. Aproveitar o hype do marketing e usar excessivamente a IA aumentará o risco de expectativas não atendidas do consumidor, diluição da marca e redução da confiança do consumidor na região”. |