2024-7-10
Até 2025, prevê-se um aumento de 19% no mercado europeu de eletrónica de consumo, passando de 202 mil milhões de euros para 210 mil milhões de euros. A venda online é a principal responsável por este crescimento
O mercado de eletrónica de consumo estabilizou, em 2023, apesar dos desafios que tem enfrentado devido às crises macroeconómicas pós-COVID-19 e às pressões inflacionárias impulsionadas por tensões geopolíticas. A perspetiva é de que o mercado europeu cresça 1,25% ao ano, passando de 202 mil milhões de euros atuais para 210 mil milhões de euros em 2025. O mercado de eletrónica de consumo online está avaliado em 90 mil milhões de euros em 2023, e deverá atingir 107 mil milhões de euros em 2025. Segundo a primeira edição do ranking “Top 100 Consumer Electronics Retail Europe” da Cross-Border Commerce Europe, até 2025, metade da receita total no mercado de eletrónica de consumo da Europa será gerada através de vendas online. Os retalhistas e os marketplaces consumer to consumer que vendem produtos eletrónicos usados e recondicionados estão a impulsionar este crescimento. O relatório enumera os cem maiores vendedores de eletrónica de consumo e permite ainda uma visão geral do mercado. A Amazon está no topo da lista com 16,2mil milhões de euros em vendas online de eletrónica de consumo. O seu maior segmento de vendas é o de Computadores/Eletrónicos de consumo. O eBay obtém quatro mil milhões de euros com a venda de eletrónicos de consumo, o que representa 16,4% da sua faturação. A Apple e a Samsung, em quinto e sexto lugar, respetivamente, têm uma quota de mercado de 6% nos eletrónicos de consumo online, totalizando 5,4 mil milhões de euros em conjunto. A Apple alcança 38% das suas vendas por canais diretos (Apple Stores e online) e 62% por canais indiretos. Já a Samsung lidera o segmento de telemóveis com uma quota de mercado de 35%, seguida de perto pela Apple com 33%, enquanto a Xiaomi caiu para 15%. |