2015-8-18

BIZ

Mercado empresarial será grande dinamizador das TIC

O ano de 2014 marcou o final de uma longa década de consumo de tecnologias de informação dinamizada e liderada pelos consumidores e as suas necessidades. A Deloitte prevê, na sua mais recente edição do estudo Technology, Media & Telecommunications (TMT) Predictions, que a partir do segundo semestre de 2015 sejam as empresas a liderar e a dinamizar a adoção de tecnologias

Mercado empresarial será grande dinamizador das TIC

Segundo a consultora, este impulso acontecerá ao nível dos dispositivos de IoT, dos wearables, das impressoras 3D e dos drones, que responderão de forma mais direta às necessidades das empresas do que às dos consumidores.

Esta mudança de foco é explicada pelos benefícios de escala na utilização das tecnologias e pelo potencial valor associado à análise e tratamento de informação por parte das empresas, e que não estão de momento ao dispor do consumidor doméstico. O desenvolvimento destas novas soluções, além de permitir às empresas descobrirem novas oportunidades de negócio, irá também dinamizar o ecossistema global de soluções TIC e de serviços digitais, com os principais players a posicionarem-se para proporcionar aos seus clientes todo o suporte necessário à transição para esta nova realidade tecnológica.

Diz a Deloitte que a adoção de soluções de IoT por parte das empresas apresenta potenciais benefícios quer ao nível da otimização e redução de custos, quer ao nível do endereçamento do mercado e do conhecimento do cliente. Quando integradas com a cloud ou com o analytics/Big Data, as soluções de IoT “podem criar novas fontes de valor que tornarão qualquer empresa mais competitiva”, destaca a consultora. Contudo, para beneficiar de todo o potencial associado à IoT, é necessário encontrar novos modelos de negócio, muitas vezes disruptivos, que mudem a forma como o próprio serviço é comercializado e distribuído pelos fornecedores e consumido pelas empresas.

“As inovações das redes de comunicações e de TI potenciam o aparecimento de serviços digitais de nova geração. Portugal tem-se posicionado na vanguarda da adopção de novas tecnologias e acredito que estes novos serviços (IoT) não serão uma excepção. As empresas e os prestadores de serviços portugueses não devem perder a oportunidade de explorar e aproveitar esta nova realidade”, explica Miguel Eiras Antunes, sócio de consultoria da indústria de TMT da Deloitte. “Prevemos que 2016 seja o primeiro ano em que todos os requisitos para o início da adoção generalizada desta área de negócio sejam cumpridos.”

Atualmente na sua 14ª edição, o estudo TMT Predictions proporciona uma visão de 12 a 18 meses das principais tendências mundiais da indústria de tecnologia, media e telecomunicações.

Eis algumas das principais tendências do “TMT Predictions” que irão marcar 2015 e 2016:

- Aadoção de tecnologias tenderá a ser liderada pelo mercado empresarial, revertendo uma tendência de uma década, mais centrada no consumidor, impulsionada pela adoção massiva das tecnologias, como smartphones com ecrãs amplos e tablets, pelos consumidores.

- Ainda este ano, mais de 60% dos mil milhões de dispositivos IoT wireless serão comprados, pagos e utilizados por empresas, apesar da atenção que é dada aos dispositivos domésticos e que permitem aos consumidores controlar termostatos, luzes e eletrodomésticos. Estima-se que o hardware específico para este tipo de dispositivos possa valer 10 mil milhões de dólares, enquanto o mercado dos serviços empresariais baseados nestas tecnologias valerá 70 mil milhões de dólares.

- Cerca de 220 mil impressoras 3D serão vendidas em todo o mundo em 2015, gerando um valor total de 1,6 mil milhões de dólares. O estudo estima que cerca de 80% do valor total de impressoras 3D seja gerado pelas empresas e não pelos consumidores, o que significa que a revolução ocorrerá no mercado empresarial.

- A qualidade da vida útil das baterias irá provavelmente manter-se como um fator-chave para o consumidor no momento de escolher o seu próximo smartphone. A tecnologia das baterias recarregáveis de lítio íon (Li-Ion), utilizada em todos os smartphones, irá progredir ligeiramente em 2015, mas não terá mais do que 5% de unidades de carga ou miliamperes hora (mAh) do que o modelo de 2014, mantendo as mesmas dimensões e voltagem.

- O final de 2015 irá marcar o ponto de viragem em relação ao uso de dispositivos móveis, como os smartphones, para pagamentos em lojas físicas. Este será o primeiro ano em que os pré-requisitos para a adoção deste formato – envolvendo as instituições financeiras, comerciantes, consumidores e fornecedores de dispositivos – serão suficientemente cumpridos. Até ao final do ano, cerca de 10% dos smartphones em todo o mundo vão ser utilizados pelo menos uma vez por mês como meio de pagamento em lojas físicas.

- Este ano serão vendidos 1,35 mil milhões de smartphones em todo o mundo, sendo que mais de mil milhões serão upgrades - substituição dos modelos antigos por novos. O tamanho do ecrã, a velocidade, a capacidade de armazenamento, o software atualizado e o design continuarão a guiar o crescimento deste mercado.

- Em termos globais, o número de lares com internet de banda larga deverá aumentar cerca de 2%, para os 725 milhões de casas, tal como a velocidade média da banda larga na maioria dos países, cerca de 20%. A diferença entre os que têm acesso às velocidades de banda larga e os que dispõem de velocidades básicas irá continuar a aumentar em 2015 e 2016, proporcionando experiencias variadas de casa para casa, especialmente nas aplicações de grande largura de banda como o streaming de vídeo.

Recomendado pelos leitores

Mercado de Infrastructure-as-a-Service deverá chegar aos 512 mil milhões
BIZ

Mercado de Infrastructure-as-a-Service deverá chegar aos 512 mil milhões

LER MAIS

IBM e Quellia desenvolvem plataforma transparente para o mercado de carbono
BIZ

IBM e Quellia desenvolvem plataforma transparente para o mercado de carbono

LER MAIS

Mercado de data centers deve chegar aos 430 mil milhões de dólares até 2028
BIZ

Mercado de data centers deve chegar aos 430 mil milhões de dólares até 2028

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 109 JULHO 2024

IT CHANNEL Nº 109 JULHO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.