2021-7-14
Crescimento substancial deve-se à elevada venda de produtos de entretenimento de vídeo, que representam 46,6% do mercado
Segundo dados da IDC, o mercado doméstico inteligente na Europa registou um total de quase 23 milhões de unidades vendidas no primeiro trimestre de 2021, o que representa um crescimento de 25,6%, face ao período homólogo. Os produtos de entretenimento de vídeo foram a principal causa do crescimento, com uma parcela do mercado de 46,6% e um crescimento de 24,9%. "O crescimento de produtos domésticos inteligentes é visível em todas as categorias", explica Antonio Arantes, analista sénior de pesquisa de dispositivos domésticos inteligentes na Europa Ocidental. Soluções de segurança, iluminação e termóstatos inteligentes subiram 26,7%, enquanto colunas inteligentes cresceram 19,1%. O segmento de entretenimento de vídeo arrecadou uma quota de mercado de 46,6%, com mais de 10,7 milhões de unidades vendidas na Europa, representando um crescimento de 24,9%. As Smart TV tiveram 79,4% da categoria, enquanto as set tops tiveram uma quota de 20,4%. Os altifalantes inteligentes cresceram 19,1%, o maior crescimento nesta categoria entre 2020 e 2021. "Depois de um 2020 quase plano, os produtos de entretenimento de vídeo – Smart TV e adaptadores multimédia – foram um dos principais contribuidores para o crescimento”, confirma Arantes. A Amazon continua a ser líder do mercado, seguida da Google. As soluções de vigilância e segurança, iluminação e termostatos inteligentes registaram 6,1 milhões de unidades vendidas e um crescimento de 26,7% anual em todas as categorias. O mercado doméstico inteligente deverá continuar a crescer exponencialmente, atingindo mais de 207 milhões de unidades vendidas na Europa até 2025 e registando uma taxa de crescimento anual composta de mais de 13,9%. |
Palavra aos Parceiros e mercado de servidores, armazenamento e virtualização em destaque na edição 79 do IT Channel