2024-9-04
O mercado global de wearables apresentou um ligeiro aumento no segundo trimestre de 2024, com as vendas a crescerem 0,2% em comparação com o ano anterior, totalizando 44,3 milhões de dispositivos vendidos, de acordo com os últimos dados da Canalys
O crescimento do mercado global de wearables foi impulsionado principalmente pelos relógios básicos, que continuaram a dominar o mercado, representando 48% das vendas de pulseiras vestíveis. Marcas como Huawei e Xiaomi foram essenciais para este desempenho, contribuindo para um aumento de 6% nas vendas de relógios básicos em comparação com o mesmo período de 2023. Enquanto as vendas de smartwatches permaneceram estáticas, os fornecedores continuam a explorar novas oportunidades para expandir o mercado. Segundo o analista de pesquisa da Canalys, Jack Leathem, os relógios habilitados para eSIM, com conectividade 4G/5G, estão a ganhar terreno, com uma aceitação restrita de 45% no segundo trimestre. A Xiaomi e a Samsung também estão a lançar relógios desportivos avançados, numa tentativa de conquistar um público mais amplo e fortalecer as suas posições no mercado premium. A Canalys prevê um crescimento de dois dígitos nas vendas de smartwatches no segundo semestre de 2024, impulsionado por novos lançamentos da Apple, Samsung e Google. Revel ainda uma preocupação crescente de que os segmentos de smartwatches e relógios básicos possam começar a direcionar-se à medida que ambos avançam para funcionalidades e mercados semelhantes. Para se manterem competitivos, os fornecedores de smartwatches terão de inovar com novas ferramentas, como controlos por gestos e integração de inteligência artificial, de modo a manter o interesse pelos seus produtos face à crescente popularidade dos relógios básicos. |