2024-6-27
O crescimento de 5% deve-se ao ressurgimento de smartwatches a preços mais acessíveis para os consumidores
De acordo com a última análise da Canalys, o mercado global de wearables poderá registar um aumento de 5% nas vendas em 2024, chegando a um total de 194 milhões de unidades. Apesar do leve declínio no início do ano, é esperado que o mercado volte a crescer até ao final do ano, reforçado pelo crescimento dos smartwatches em 4% e o aumento de produtos mais básicos, até 10%. “Os produtos mais básicos vão continuar a crescer em popularidade, chegando à sua quota de mercado mais elevada de sempre de 48% do mercado de wearables no primeiro trimestre do ano e com uma previsão de 46% de quota de vendas para o ano inteiro”, afirma Jack Leathem, Reasearch Analyst da Canalys. A Xiaomi e a Huawei voltaram a registar um crescimento de vendas no primeiro trimestre depois de terem lançado relógios com mais capacidades para impulsionar as encomendas de consumidores preocupados com o preço, atingindo um crescimento de 37% e 46%, respetivamente. “À medida que a experiência do consumidor, o rastreio e as funcionalidades inteligentes progridem, cada vez mais utilizadores optam por estes modelos acessíveis para satisfazer a maioria das suas necessidades. A maior duração da bateria dos relógios mais básicos é uma vantagem significativa para muitos consumidores. No entanto, é esperado que o crescimento dos relógios mais básicos seja ofuscado pela expansão dos smartwatches a longo prazo, que vão abordar casos de utilização mais sofisticados à medida que a duração da bateria e a competitividade dos custos melhoram nos smartwatches”, esclarece Leathem. As vendas dos smartwatches tiveram um declínio de 9% no primeiro trimestre de 2024, no entanto prevê-se que cresça cerca de 4% ao longo do ano, derivado de lançamentos antecipados de dispositivos melhorados na última metade do ano. |