2023-2-07
Apesar das inúmeras dificuldades económicas, o mercado de tablets cresceu 1%, para 42,3 milhões de unidades, no último trimestre do ano passado
Os dados mais recentes da Canalys indicam que as vendas de PC (incluindo tablets) a nível mundial caíram 21% no quarto trimestre de 2022, para 105,6 milhões de unidades. Desta forma, as vendas fixaram-se nas 434,5 milhões de unidades em 2022, uma queda de 13%, anualmente. Contudo, o mercado de tablets revelou-se resiliente no quarto trimestre, registando um crescimento de 1%, fixando-se em 42,3 milhões de unidades. O ano de 2022 terminou com um total de 150,8 milhões de tablets vendidos, menos 5% do que em 2021. Globalmente, as vendas de tablets cresceram após três trimestres consecutivos de declínio, um modesto aumento de 1%. A Apple manteve-se em primeiro lugar no ranking, com 19 milhões de unidades vendidas e uma quota de mercado de 46%. Em segundo lugar, surge a Samsung com 7,6 milhões de unidades e as vendas a crescerem 10%, alcançando uma quota de mercado de 18%. Por sua vez, a Amazon vendeu 3,5 milhões de unidades após uma queda de 10% em termos homólogos. A Lenovo e a Huawei fecham o quarto e quinto lugar, com quedas de 51% e 36%, respectivamente. O total de vendas por outros fornecedores cresceu 4%, destacando-se a entrada de novos fornecedores no mercado dos tablets. “A procura de tablets manteve-se saudável apesar do agravamento das condições económicas. Líder de mercado, a Apple ajudou a impulsionar o crescimento global com novos lançamentos de produtos premium, mostrando que os clientes vão responder positivamente à inovação”, afirma Himani Mukka, analista da Canalys Continua: “descontos significativos e promoções impulsionadas por vendedores e retalhistas durante a época de férias também ajudaram a estimular a procura, à medida que os consumidores procuravam alargar os seus orçamentos. No plano comercial, tanto as empresas como os governos adotaram uma abordagem mais cautelosa em matéria de gastos de IT, colocando em suspenso alguns planos de transformação digital que incluíssem a aquisição de tablets”. “Apesar do declínio a partir de 2021, os volumes de vendas de tablets em 2022 estavam muito acima dos níveis pré-pandemia e as oportunidades de crescimento futuro permanecem intactas”, acrescentou Mukka. “Os fornecedores estão a fazer esforços para entrar neste segmento e ganhar uma vantagem”. Já as vendas de Chromebooks atingiram 3,6 milhões de unidades no quarto trimestre de 2022, menos 10% ano a ano, totalizando 17,7 milhões de unidades vendidas em 2022, uma queda de 48% face aos máximos do ano anterior. Enquanto os Chromebooks sofreram um sexto trimestre consecutivo de declínio, a queda no quatro trimestre de 2022 foi mais leve do que nos cinco trimestres anteriores, com as vendas a caírem 10% em termos homólogos. “Os grandes descontos no retalho e um impulso à compra escolar trouxeram algum alívio para o mercado de Chromebooks”, disse Ishan Dutt, analista sénior da Canalys. Continua: “mas o total de vendas em 2022 caiu quase 50% face a 2021, sublinhando até que ponto um ‘regresso à normalidade’ afetou a fortuna do segmento. Com a expansão para cenários comerciais a manter-se um desafio e os gastos dos consumidores a serem limitados, os fornecedores do Chromebook aguardam o ciclo de atualização da educação em mercados-chave, como nos EUA, Japão e Europa, para ajudar a impulsionar volumes significativos novamente. Com a pressão atual sobre os orçamentos do setor público, a Canalys espera que este ano traga apenas oportunidade, uma vez que o apuramento de inventários de curto prazo continua a ser um foco para os fornecedores e para o canal antes da época de regresso às aulas. É provável que o crescimento significativo só surja em 2024, uma vez que os dispositivos comprados durante o pico da pandemia atingem o fim da sua vida útil. Haverá também a oportunidade de fornecer produtos de maior valor, uma vez que alunos e professores desenvolveram expectativas mais fortes para dispositivos que estão a ser utilizados numa base tão frequente. Com os currículos digitais firmemente incorporados nos sistemas educativos, a procura a longo prazo de Chromebooks deverá ser consistente e cíclica”. A HP recuperou o primeiro lugar no ranking dos Chromebook e foi o único fornecedor a crescer no quatro trimestre de 2022, com as vendas a aumentarem 117% ao ano para pouco mais de um milhão de unidades. A Acer recuou para o segundo lugar, registando 710 mil envios no trimestre após uma queda de 22%. Os restantes cinco primeiros mantiveram-se inalterados face ao terceiro trimestre de 2022, com a Lenovo em terceiro lugar com 550 mil unidades enviadas, menos 27%. A Dell e a Asus ficaram em quarto e quinto lugar, registando quedas de 25% e 37%, respetivamente. No total do mercado de PC (desktops, cadernos e tablets) no quatro trimestre de 2022, a Apple ficou em primeiro lugar com 25,5 milhões de unidades enviadas, crescendo 5% em termos homólogos e expandindo a sua quota de mercado para 24%. A Lenovo terminou em segundo lugar, cedendo o primeiro lugar à Apple face ao mesmo período do ano passado, com 17,9 milhões de dispositivos vendidos e uma queda anual de 32%. A HP e a Dell mantiveram-se em terceiro e quarto lugar, com 13,2 milhões e 10,9 milhões de unidades vendidas, respetivamente. A Samsung, apoiada pelo crescimento dos tablets, arrecadou o top cinco com um crescimento de 6% em termos homólogos e 8,3 milhões de dispositivos vendidos. |