2022-5-31
O crescimento foi maioritariamente impulsionado pelas vendas da Samsung
O volume do mercado global de smartphones dobráveis cresceu 111,2%, anualmente, para 1,5 milhões de unidades no primeiro trimestre de 2022, indicam os dados do mais recente relatório Global Foldable Smartphone Tracker da Counterpoint. O crescimento foi, em grande parte, impulsionado pelo crescimento das vendas do Galaxy Z Flip 3 e Z Fold 3 da Samsung, que foram lançados no ano passado. Smartphones dobráveis lançados em 2021 por marcas chinesas como OPPO, Huawei e HONOR, que entraram maioritariamente no mercado no quarto trimestre de 2021, também ajudaram ao crescimento do mercado global. Da mesma forma, segundo a mais recente previsão da Counterpoint, o mercado vai crescer 84%, a nível anual, em 2022, para atingir 17 milhões de unidades vendida, e cerca de 30 milhões em 2023. Jene Park, Senior Analyst da Counterpoint afirma que “os novos modelos de smartphones dobráveis de marcas chinesas estão focados no mercado doméstico até agora. Por isso, a liderança da Samsung não deverá acabar este ano. No entanto, a partir de 2023, quando se espera que os OEM chineses se expandam para o mercado global, poderemos assistir a concorrência em larga escala em vários mercados". Mais, “o smartphone dobrável é um produto intensivo no que concerne a tecnologia, uma vez que requer a perfeição técnica das dobradiças e o ecrã dobrável. O grau de redução de peso e eficiência da bateria também são importantes. Por conseguinte, não é fácil entrar no mercado, exceto para os grandes OEM globais. Embora se espere que a concorrência se intensifique a partir de 2023, o número de participantes deverá ser limitado".
|