2023-5-30
Apesar da queda, as perspetivas da Canalys apontam para um crescimento de 6% em 2024. Samsung continua a liderar a lista com 35% de quota de mercado
O mercado de smartphones na Europa Ocidental sofreu uma queda de 13% no primeiro trimestre de 2023 para 23,7 milhões de unidades. No entanto, e de acordo com dados da Canalys, é esperada uma recuperação do crescimento de 6% em 2024. Em causa está o atual contexto económico que tem provocado uma menor demanda do consumidor. A Samsung garantiu o primeiro lugar com 35% do mercado no primeiro trimestre. No entanto, sofreu uma queda de 16% ano a ano. De acordo com Runar Bjørhovde, analista da Canalys, a marca direcionou o seu foco para o segmento de médio e alto padrão na Europa Ocidental, com forte investimento em publicidade de marcas e produtos, assim como iniciativas de co-marketing com operadoras. Estes investimentos tiveram também como objetivo desafiar a Apple, que aumentou a sua participação de mercado para 33%. Comparativamente ao primeiro trimestre de 2022, as remessas da Apple cresceram 1% este trimestre de 2023. A multinacional norte-americana continua a ser, de acordo com a investigação ‘Consumer Insights’ da Canalys, o fornecedor com a base de utilizadores mais fiel e resiliente desta região. A Xiaomi surge em terceiro lugar com 15% de quota de mercado, apesar de uma queda de 17% relativamente a 2022. Nesta região, os principais mercados da marca são a Espanha, Itália e Alemanha, com um desempenho impulsionado sobretudo pelos modelos Redmi e Redmi Note. A fechar o top cinco está a OPPO e a TCL, com 3% de quota de mercado cada uma, com quedas de 53% e aumentos de 19% em termos homólogos, respetivamente. “No 1º trimestre de 2023, OPPO, TCL, Google Pixel, Motorola, HONOR e HMD Global estavam próximas e várias destas marcas têm ambições e capital para investir na região. Haverá mudanças significativas na tabela de classificação antes do final de 2023”, garantiu o analista de investigação da Canalys, Kieren Jessop. O segmento de preços de mais e 800 dólares congrega agora 41% do mercado, um aumento relativamente ao mesmo período de 2022 em que representava 35% do mercado. As perspetivas de crescimento para 2024 irão estar dependentes da capacidade dos fornecedores de gerirem o stock, minimizarem custos, otimizarem as rotas do mercado, trabalharem nos esforços de marketing e fornecerem suporte ao cliente e ao Canal. |