2024-10-26
O aumento em 32% do mercado europeu de serviços empresariais significa receitas no valor recorde de 8,9 mil milhões de dólares
De acordo com o relatório mais recente do Information Services Group (ISG), o mercado europeu de serviços empresariais e de IT mostrou sinais de crescimento no terceiro trimestre, atingindo novos recordes no valor dos contratos anuais e no volume de negócios. O relatório revela que o valor contratual anual (ACV) para o mercado combinado (serviços geridos e baseados em as-a-Service) aumentou 32%, atingindo um recorde 8,9 mil milhões de dólares no terceiro trimestre. O mercado combinado tem crescido durante quatro trimestres consecutivos, após ter atingido o seu valor mais baixo no terceiro trimestre do ano passado. “O mercado europeu registou um terceiro trimestre recorde, após vários trimestres com um crescimento lento, uma vez que a região recuperou de uma recessão prolongada”, refere Steve Hall, presidente da ISG EMEA, em comunicado. “Vemos isto como o início de um período de crescimento acelerado, embora existam notas de cautela, nomeadamente a continuação de gastos fracos no setor da banca, serviços financeiros e seguros. Com os cortes nas taxas de juro, vemos o panorama do setor a melhorar no próximo ano”. O valor do contrato anual dos serviços geridos cresceu 35% em comparação com o ano anterior, atingindo um recorde de 4,9 mil milhões de dólares, aumentou 22% em relação ao segundo trimestre. Cerca de 305 contratos de serviços geridos foram assinados no terceiro trimestre, estabelecendo um novo recorde com um aumento de 30% em relação ao ano anterior, incluindo seis meganegócios. O valor anual destes negócios cresceu 39% em comparação com o ano anterior, atingindo o nível mais alto em quatro anos. No âmbito de serviços geridos, o outsourcing de IT aumentou em 32%, alcançando os 3,6 mil milhões de dólares. Este crescimento impulsionado por aumentos de dois dígitos em quase todos os serviços, incluindo desenvolvimento e manutenção de aplicações (ADM), infraestruturas e serviços de data center. O ACV dos serviços geridos foi mais elevado nos setores da energia, do retalho e das viagens, transportes e lazer. Entre os setores que registaram descidas destacam-se os serviços financeiros, a indústria transformadora e os meios de comunicação social e telecomunicações. |