2023-10-03
As vendas de PC nos EUA diminuíram apenas 6% ano após ano no segundo trimestre de 2023, representando uma melhoria em comparação com períodos anteriores deste ano
Nos Estados Unidos, as vendas de PC – desktops, notebooks e workstations – registaram uma queda de apenas 6%, ano após ano, para 18,2 milhões de unidades no segundo trimestre de 2023. De acordo com a Canalys, isto representa uma recuperação significativa em comparação com trimestres anteriores deste ano. As vendas de notebooks, incluindo workstations móveis, sofreram um declínio de 4% para 15,2 milhões de unidades, havendo sido impulsionadas pela procura por Chromebooks no setor da educação. Já os desktops, contando com workstations desktop, registaram uma queda substancial de 12% para 3 milhões de unidades. As vendas de tablets, por sua vez, caíram 5% para 10,3 milhões de unidades, o que representa um declínio igualmente modesto, segundo a Canalys. “Apesar de sofrer outro declínio anual, o mercado de PC dos EUA mostrou sinais promissores de melhoria no segundo trimestre”, revela Ishan Dutt, analista principal da Canalys. “Com o acumular de inventário nos Canais agora em grande parte eliminados, os pockets de força da procura estão agora a refletir-se no desempenho das vendas sell-in dos fornecedores”. Para Dutt, uma das áreas chaves que impulsionou os volumes foi o “regresso da procura por parte das instituições de ensino, apoiado pela última onda de financiamento federal, antes de um aumento no custo de licenciamento do ChromeOS”. Isto ajudou a atingir 4,7 milhões de unidades de Chromebooks vendidas, sendo “o nível mais alto desde o pico de implantações durante o primeiro semestre de 2021”. As vendas de PC para o setor de consumo registaram uma queda significativa de 10%, enquanto o setor comercial caiu em apenas 4%. “Os consumidores ainda estão a desvalorizar os gastos com PCs em comparação com outros bens e serviços, face aos desafios económicos”, acrescentou Dutt. “É provável que a recuperação neste segmento surja apenas no quarto trimestre, com fortes descontos esperados durante um período prolongado de promoções de férias. As empresas, no entanto, estão a demonstrar uma procura mais resiliente por PC. A Dell, o fornecedor comercial líder nos EUA, destacou o seu mercado doméstico como uma área específica de força”. Segundo a Canalys, prevê-se novas melhorias na indústria de PC norte-americana, embora seja provável que tanto as empresas como os consumidores ainda demonstrem alguma cautela com gastos nesta área. “As perspetivas de longo prazo para os PC nos EUA permanecem positivas”, diz Dutt. “À medida que as pressões macroeconómicas diminuem, os sólidos fundamentos em torno do comportamento de utilização de PC pós-pandemia e a maior base instalada em todos os segmentos serão uma bênção para a indústria”. As projeções da Canalys indicam um declínio ainda menor nas vendas, esperando 4% no terceiro trimestre de 2023, e um crescimento do mercado de 12% no quarto trimestre. Ainda mais, a previsão é de que o mercado cresça 9% em 2024 e 12% em 2025. Dutt conclui que: “do ponto de vista da inovação, o esperado aumento da procura resultante da transição do Windows 10 deverá agora ser reforçado pelo surgimento de PCs com capacidade de Inteligência Artificial (IA). Embora esta nova categoria de dispositivos possa não aumentar significativamente os volumes de vendas, ela criará fortes oportunidades de receita tanto para os fornecedores quanto para o Canal, à medida que a adoção se tornar mais generalizada, especialmente nas empresas”. |