2022-5-06
Dados da Canalys mostram que foram vendidos 118,1 milhões de computadores e tablets no primeiro trimestre de 2022
Os dados mais recentes da Canalys mostram que as vendas mundiais de PC – que inclui tablets - caíram apenas 3% no primeiro trimestre de 2022, para 118,1 milhões de unidades, em relação aos primeiros três meses de 2021. Apesar desta queda, as vendas permanecem extremamente fortes em comparação com o período pré-pandémico, com um CAGR de três anos de 12% em relação ao primeiro trimestre de 2019. Embora a procura comercial seja saudável, a desaceleração no consumo e na educação afetou o mercado de Chromebooks e tablets que sofreram novas quedas de vendas. O número de tablets caiu 3% ano a ano, para 38,6 milhões de unidades, enquanto os Chromebooks caíram para 4,9 milhões de unidades, uma queda de 60% em relação ao desempenho recorde no primeiro trimestre de 2021. As vendas mundiais de tablets caíram ligeiramente (3%), mas contra o que foi um primeiro trimestre de 2021 excecionalmente forte. A Apple, em primeiro lugar, registou uma queda de 2% nas vendas no primeiro trimestre, com 14,9 milhões de iPads vendidos em todo o mundo. A segunda colocada – Samsung – também registou um declínio de 2% para um total de 7,9 milhões de tablets vendidos. Pela primeira vez em mais de um ano, a Amazon ultrapassou a Lenovo e ficou em terceiro lugar com um crescimento de 3% devido aos grandes descontos nos seus tablets Fire. A Lenovo sofreu o segundo maior declínio entre os cinco principais fornecedores, com as suas vendas a cair 20% ano a ano para três milhões de unidades. A Huawei completou os cinco primeiros, com um declínio de 22% e 1,7 milhões de tablets vendidos globalmente. “Apesar do declínio das vendas no primeiro trimestre, o ressurgimento dos tablets continua forte”, explica a analista da Canalys, Himani Mukka. “O mercado registou agora oito trimestres consecutivos de números de vendas maiores do que no quarto trimestre de 2019, antes da pandemia. O aumento das implementações comerciais está a ajudar a compensar a diminuição da procura do consumidor que se seguiu ao grande aumento da base instalada de tablets nos últimos dois anos. Olhando para o futuro, o mercado vai enfrentar maior pressão sobre a oferta do conflito Rússia-Ucrânia e bloqueios relacionados com COVID na China. Espera-se que a procura persistente de tablets do quarto trimestre de 2021 se estendesse até o primeiro trimestre de 2022, mas a situação da oferta provavelmente levará a atrasos para o segundo trimestre. De uma perspetiva regional, a Ásia-Pacífico deve ser o motor de crescimento para o mercado de tablets, pois atendem a utilizadores preocupados com preços em mercados onde a conectividade de banda larga é um luxo. Por exemplo, certas implementações de educação na Índia estão a agrupar tablets com pacotes de dados móveis gratuitos para garantir que os alunos estão equipados para lidar com novos processos de aprendizagem digital. Nesses mercados, os tablets também são capazes de atender às necessidades básicas de produtividade a preços acessíveis e com melhor acessibilidade no Canal”. No mercado total de PC (incluindo desktops, notebooks e tablets), a Apple ficou em primeiro lugar ao vender 22,3 milhões de unidades no primeiro trimestre de 2022, um aumento de 1% ao ano. A segunda colocada Lenovo teve um declínio ano a ano de 12%, vendendo 21,1 milhões de dispositivos em todo o mundo. As vendas de 15,9 milhões de unidades da HP colocou a fabricante em terceiro lugar, tendo sofrido, também, um declínio significativo de 18%. Tanto a HP quanto a Lenovo enfrentaram uma comparação difícil do ponto de vista do volume devido à grande produção de Chromebooks no primeiro trimestre de 2021. A Dell ficou em quarto lugar e beneficiou do aumento da procura comercial, ajudando a alcançar um crescimento saudável de 6,1% nas vendas para 13,8 milhões de dispositivos. A Samsung completou os cinco primeiros fabricantes com 8,8 milhões de unidades vendidas. |