2021-4-13
Os mais recentes dados da Canalys mostram que o mercado mundial de PC registou um crescimento de 55% no primeiro trimestre de 2021, chegando às 82,7 milhões de unidades vendidas neste período
Os dados mais recentes da Canalys mostram a força contínua no mercado mundial de PC no primeiro trimestre de 2021, com as vendas de desktops e notebooks, incluindo estações de trabalho, a registar aumento de 55% ano a ano. Embora esta taxa de crescimento tenha sido impulsionada por um fraco primeiro trimestre de 2020, as vendas totais de 82,7 milhões de unidades continuam a ser impressionantes, sendo mesmo o maior número de vendas no primeiro trimestre desde 2012. Os pedidos em atraso de 2020, especialmente para notebooks, foram um fator chave, embora a nova procura seja também um fator importante à medida que empresas mais pequenas começam suas recuperações. As vendas de notebooks e estações de trabalho móveis aumentaram 79% ano a ano, atingindo 67,8 milhões de unidades vendidas. Os desktops melhoraram ligeiramente no início de 2021, após uma série de trimestres menos positivos em 2020, com o nível de declínio das vendas a melhorar. As vendas de estações de trabalho fixas e desktop caíram 5% ano a ano, para 14,8 milhões de unidades.
Nota: unidade das vendas em milhares. As percentagens podem não dar uma soma de 100% devido a arredondamentos A forte recuperação de um fraco primeiro trimestre de 2020 viu os cinco principais fornecedores a atingirem um crescimento de vendas de dois dígitos ano a ano. A Lenovo manteve a liderança no mercado de PC, garantindo uma participação de mercado de 25% e apresentando um crescimento ano a ano de 61%, com vendas de 20,4 milhões de unidades. A HP, impulsionada por fortes vendas de Chromebooks, ficou em segundo lugar com vendas totais de 19,2 milhões de unidades, um aumento de 64% no primeiro trimestre de 2020. A Dell perdeu quota de mercado em relação ao quarto trimestre, mas ficou em terceiro lugar no ranking, com as vendas a crescerem 23% ano a ano para atingir 12,9 milhões de unidades. Já a Apple e a Acer, que fecham o top cinco, venderam 6,6 milhões e 5,7 milhões de unidades para desfrutar do maior e segundo maior crescimento anual, respetivamente. Cumulativamente, os cinco principais fornecedores corresponderam a 78,5% de todas as vendas de PC no primeiro trimestre de 2021. “O problema da cadeia de valor que assola a indústria é um bom problema”, explicou Rushabh Doshi, Diretor de Pesquisa da Canalys. “À medida que os preços médios aumentam devido à escassez de hardware interno, a inovação no design está a provocar mudanças de longo prazo na forma como os fornecedores de PC abordam a oferta e a procura. Os fabricantes de chips também estão otimistas em relação à computação pessoal e aumentaram os seus investimentos futuros planeados para capitalizar as oportunidades a longo prazo. Embora a pandemia ainda não tenha acabado, há luz no fim do túnel. Isso também está a estimular o investimento das PME em computação, que foi interrompido abruptamente em 2020”. |