2024-11-06
O crescimento da inteligência artificial no setor do retalho está ligado à transformação do serviço de apoio ao cliente por meio de assistentes virtuais e ao impacto da IA nas operações de retalho, que contribui para a redução dos custos
Segundo o novo relatório da MarketandMarkets, espera-se que o mercado de Inteligência Artificial (IA) no setor do retalho atinja 164,74 mil milhões de dólares até 2030. Este valor representa um crescimento significativo em relação aos 31,12 mil milhões de dólares registados este ano, com uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 32% durante o período previsto. Os assistentes virtuais com inteligência artificial estão a transformar o serviço de apoio ao cliente, proporcionando respostas rápidas e eficientes aos pedidos. Isso permite um sistema de apoio disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, sem necessidade de intervenção humana. A capacidade de gerir várias interações com os clientes reduz os custos operacionais e melhora significativamente a experiência do cliente, oferecendo um serviço rápido e consistente. À medida que as expectativas dos clientes evoluem para interações instantâneas e sem falhas em várias plataformas, os chatbots com inteligência artificial desempenham um papel crucial na manutenção desse compromisso. A inteligência artificial generativa revolucionou as operações de retalho ao otimizar as operações, melhorar a tomada de decisões e personalizar as experiências dos clientes. Os retalhistas estão a experimentar a IA em várias áreas da cadeia de valor do retalho, desde ferramentas de criação de imagens até assistentes de compras inteligentes. A inteligência artificial está pronta para revolucionar o retalho online, ao melhorar a experiência do cliente através de um inventário inteligente e personalizado e de serviços de apoio ao cliente. Empresas como Amazon, Alibaba e Coupang já utilizam algoritmos de IA que mostram aos utilizadores produtos relacionados com seu histórico de compras, preferências e pesquisas recentes. Este sistema de recomendação tende a aumentar a conversão, ao oferecer sugestões personalizadas. Geograficamente, o setor do retalho no Médio Oriente está a passar por uma mudança significativa, impulsionada pela rápida transformação digital, pela alteração dos comportamentos dos consumidores e pela ênfase nas experiências multicanal. Esta evolução é apoiada por iniciativas governamentais e investimentos crescentes na implementação de inteligência artificial nas operações de retalho. Países como os Emirados Árabes Unidos, a Arábia Saudita e a África do Sul estão na vanguarda da implementação de estratégias nacionais de IA e da melhoria das suas infraestruturas de inteligência artificial. |