2022-9-05
Inflação e pandemia entre os principais motivos para esta quebra segundo a IDC
O mercado de PC e tablets vai diminuir em 2022 e 2023. As previsões são da International Data Corporation (IDC), que dão conta de quebras no valor de 12,8% para 305,3 milhões de unidades nos computadores, enquanto nos tablets os números apontam para uma descida de 6,8% para 156,8 milhões. Entre os principais motivos para esta diminuição estão as atuais condições dos mercados devido à inflação e a grande procura por estes produtos nos últimos dois anos como consequência da pandemia. Para 2023 as previsões apontam para mais contração, com a queda do mercado combinado de PC e tablets na ordem dos 2,6%, antes de voltar a crescer em 2024. Para Jitesh Ubrani, responsável da investigação Mobility and Consumer Device Trackers da IDC, a “procura a longo prazo será impulsionada por uma lenta recuperação económica combinada com uma atualização do hardware da empresa como suporte para o Windows 10 próximo do seu fim”. “Com os ventos contrários económicos a ganharem velocidade, esperamos que o agravamento do sentimento dos consumidores resulte em mais contracções do mercado de consumo nos próximos seis trimestres [18 meses]”, revela Linn Huang, vice-presidente de pesquisa, Devices & Displays. Apesar da procura lenta, os valores permanecem acima dos níveis pré-pandemia. As apostas na educação e o trabalho híbrido deverão igualmente também contribuir para o aumento adicional da procura dos produtos. Ao nível dos consumidores e empresas, os dados revelados pela IDC demonstram que foram registados 265,3 milhões de envios ao nível do consumidor e 57,6 milhões ao nível das empresas. Para 2026, a perspetiva é de um aumento para 269,3 milhões, no caso dos consumidores, e 63,6 milhões ao nível de empresas. |