2022-3-19
Na totalidade do ano, o mercado na China assistiu à venda de 57 milhões de unidades através do Canal
De acordo com a Canalys, as vendas de PC (excluindo tablets) na China cresceram 9% para atingir as 16,5 milhões de unidades no quarto trimestre de 2021. Isso encerrou mais um ano de forte crescimento para o mercado chinês, que viu as remessas aumentarem 10% em 2021 para um recorde de 57 milhões de unidades. As vendas de notebooks cresceram 12% ano a ano para 10,8 milhões no quarto trimestre e 8% para 36,5 milhões no ano de 2021. total de 20,4 milhões de unidades, 15% a mais que em 2020. “O mercado de PC da China está a passar por uma turbulência devido às intervenções do setor público, mas o forte crescimento observado em 2021 enfatiza o tamanho da oportunidade que ainda existe”, explicou Emma Xu, analista da Canalys. “As preocupações de segurança sobre compras governamentais estão a crescer e há uma preferência por fornecedores locais, o que coloca uma pressão competitiva adicional sobre fornecedores baseados nos EUA, como a HP e a Dell”. A analista refere, também, que, “no espaço PME, as empresas estão no meio de uma recuperação após a imposição de regulamentações rígidas em vários setores, como habitação, mercado de educação e empresas de Internet, em 2021. Parte dessa intervenção do governo se mostrou favorável ao setor de TI, como como um todo, como o aumento da produção de conteúdo online para educação e entretenimento e o apoio a start-ups focadas em fornecer tecnologia inovadora para apoiar as metas governamentais em torno da transformação econômica. O investimento de grandes empresas é uma oportunidade importante que beneficiará especialmente os fornecedores de PC que podem fornecer soluções de TI abrangentes e personalizadas, além de hardware de alto nível. Finalmente, no mercado consumidor, inovações empolgantes estão vindo do lado do componente upstream, principalmente na batalha entre os fornecedores de CPU. Além da Intel e da AMD, a Apple anunciou um maior desenvolvimento de seus chipsets M1, enquanto a Qualcomm também sinalizou um foco maior em PC, com ambas as empresas visando o mercado premium. Melhorias no tamanho e funcionalidade da tela, bem como inovações em fatores de forma, como PC dobráveis, foram os principais temas da CES e MWC este ano, e o papel da China como um grande adotante de novas tecnologias fará com que os fornecedores concentrem seus esforços lá”. Em desktops e notebooks, a Lenovo liderou o mercado com 6,9 milhões de unidades vendidas no quarto trimestre, um aumento de 8% ano a ano, tendo aproveitado a forte tração com clientes comerciais. A Dell consolidou a sua posição em segundo lugar, ganhando 1% de participação de mercado em relação ao ano anterior, já que as suas vendas no quarto trimestre atingiram 2,1 milhões de unidades, um aumento de 20% ano a ano. A HP ficou em terceiro lugar com 1,5 milhão de unidades vendidas, um crescimento de 13% em relação ao quarto trimestre de 2020. A Asus recuperou o quarto lugar com um crescimento de 38%, vendendo cerca de 900 mil unidades no quarto trimestre de 2021, impulsionado pelo sucesso de sua marca de jogos ROG e do VivoBook e Série ZenBook. A Acer, em quinto lugar, ficou um pouco atrás da Asus e registou um crescimento de 28% ano a ano. Numa base anual, o mercado estava mais concentrado entre os principais fornecedores em 2021. A Lenovo aumentou a sua participação de mercado de 36% em 2020 para 40% em 2021, ampliando sua liderança em seu mercado doméstico. A Dell, segunda colocada, viu a sua participação de mercado aumentar 1% em relação a 2020, com um crescimento de 18% nas remessas. A HP encerrou o ano como o terceiro maior fornecedor na China, com crescimento de 14% em relação a 2020 para embarques totais de 5,3 milhões de unidades em 2021. Asus e Acer terminaram em quarto e quinto, respetivamente, com o primeiro alcançando o maior crescimento anual dos principais fornecedores em 36%. |