Marta Quaresma Ferreira em 2023-2-21
Com o mote “Um Passo em Frente”, o 1SA Group procura reforçar o posicionamento do grupo, quer a nível nacional, quer a nível internacional, com foco nas necessidades do cliente. O grupo tecnológico e de retalho, detentor de mais de uma dezena de empresas, apresenta uma oferta que vai desde a distribuição de produtos tecnológicos – pela Suprides – até soluções tecnológicas e empresariais, com a Mbit
Mário Machado (à esquerda) e João Lemos (à direita) do 1SA Group
Origem e posicionamentoEstávamos em 2007 quando surgiu a Suprides XXI, uma organização totalmente dedicada à venda de material informático, fundada pelo engenheiro Mário Machado. Um ano depois, a empresa adquiriu a Mbit, fundada em 1992 no Porto. Em 2009, e depois de João Lemos se juntar à administração, teve início a formação do grupo tecnológico e de retalho atualmente existente e que tem sob sua alçada 12 empresas especializadas nesta área onde se inclui a Suprides (distribuição de produtos tecnológicos) e a Mbit (lojas de tecnologia e soluções empresariais). Atualmente, o Grupo está a passar por uma reestruturação que inclui um rebranding. Com os olhos postos no futuro, o grupo passa a designar-se a partir deste mês 1SA Group (“One Step Ahead” – “Um Passo em Frente” em português). Mário Machado, Chairman do 1SA Group, revela que “este rebranding surgiu, não só da necessidade de existir uma identidade própria e distinta das várias empresas que compõe o Grupo - como também em espalhar o posicionamento que o Grupo pretende reforçar, a nível nacional e internacional. O compromisso do 1SA Group é estar sempre um passo à frente. É estar um passo à frente na evolução, na organização e na sua própria visão de futuro”. Presente em todo o território português, o grupo conta com mais de 450 colaboradores formados, certificados e com experiência nos serviços e áreas que oferece. O negócioO trabalho do 1SA Group tem como linhas orientadoras a apresentação de soluções de valor ao mercado, complementando o hardware com serviços que, considera o grupo, permitem-lhe diferenciar da concorrência; e as empresas de serviços na era digital que apresentam aos seus clientes soluções à medida que vão ao encontro das necessidades apresentadas pelos seus clientes. Em 2022, o volume de negócios do grupo ascendeu aos 160 milhões de euros. “Encaramos o presente como um desafio acrescido. Temos flexibilidade para ir ao encontro do que são as necessidades do mercado e, neste seguimento, temos conseguido crescer todos os anos”, explica o CEO que prefere trabalhar em prol de uma aposta na confiança do consumidor e do investidor, apesar dos tempos incertos em que vivemos. Estratégia e relação com o clienteAo nível do retalho, o Grupo tem vindo a aumentar todos os anos o número de lojas em Portugal, com previsão para a abertura de lojas em Espanha já este ano. “As empresas relacionadas com serviços de tecnologia têm vindo a aumentar o seu portfólio e alcance com clientes cada vez mais exigentes”, afirma Mário Machado. Dedicada à distribuição de material informático, a Suprides enfrenta este ano novos desafios, com nova equipa, novas instalações, que pretendem tornar a marca numa referência em produto e serviço a nível nacional. Entre os serviços mais procurados, há características em comum entre os clientes: todos procuram uma solução prática e duradoura, garantida através das marcas do Grupo e com o mesmo intuito – “prever necessidades futuras dos clientes”. Na lista de empresas/fabricantes do 1SA Group destaque para a Apple, Xiaomi, Adobe, Lenovo, Kingston, Seagate, entre outras. “O Grupo está sempre atento a novas oportunidades. Somos muito ambiciosos e temos uma equipa muito focada em objetivos de crescimento. Dentro das áreas onde nos sentimos confortáveis, como o Retalho e a Tecnologia, estamos sempre disponíveis para novos desafios”, garante Mário Machado. |