2014-11-14

BIZ

MasterCard planeia acabar com códigos nos pagamentos online

A MasterCard revela os seus planos para um futuro próximo onde os pagamentos online serão realizados com um sistema de autenticação invisível

MasterCard planeia acabar com códigos nos pagamentos online

Em 2018, os pagamentos em dispositivos móveis deverão representar 30% do total vendas do retalho online.

A empresa está a trabalhar na cocriação de um novo padrão de autenticação que, diz, “representará a maior atualização ao nível da segurança nos pagamentos online”. Este novo standard de pagamentos irá vai beneficiar da mesma forma consumidores, bancos e comerciantes, através de um sistema de autenticação invisível e menos dependente dos códigos de autenticação.

Em 2018, os pagamentos em dispositivos móveis deverão representar 30% do total vendas do retalho online e, desta forma, “o novo standard deverá ultrapassar as simples infra-estruturas baseadas em PCs, suportando as tecnologias emergentes e as novas necessidades de consumo”.

A abordagem da MasterCard passa por utilizar dados cada vez mais “ricos” sobre o detentor do cartão, o que resultará em menos interrupções no processo de autenticação baseado em passwords no ponto de venda. Em caso de qualquer necessidade adicional no processo de autenticação, o titular do cartão será capaz de se identificar com uma palavra-chave única ou usando sistemas biométricos por impressão digital, sublinha a empresa.

Autenticação por ritmo cardíaco
O novo protocolo está a ser criado em parceria com a Visa e poderá ser adoptado já a partir de 2015, substituindo gradualmente o actual standard 3D Secure.
Outras medidas que a MasterCard está aplicar com o objetivo de eliminar os códigos incluem a realização de testes comerciais “piloto” para autenticação dos portadores de cartões baseadas no reconhecimento facial e em Apps de reconhecimento de voz e experiências que utilizam uma pulseira que autentica o titular de um cartão através do seu ritmo cardíaco.

Recomendado pelos leitores

Mercado de Infrastructure-as-a-Service deverá chegar aos 512 mil milhões
BIZ

Mercado de Infrastructure-as-a-Service deverá chegar aos 512 mil milhões

LER MAIS

Salesforce investe mais de mil milhões de dólares para transição energética
BIZ

Salesforce investe mais de mil milhões de dólares para transição energética

LER MAIS

IBM e Quellia desenvolvem plataforma transparente para o mercado de carbono
BIZ

IBM e Quellia desenvolvem plataforma transparente para o mercado de carbono

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 109 JULHO 2024

IT CHANNEL Nº 109 JULHO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.