2018-4-03

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Marketing & Vendas

Marketing: especializar para vencer

A sua empresa precisa de se fazer rodear de quem entende bem o seu negócio, conhece o mercado em que se insere como ninguém e sabe exatamente o que fazer para o ajudar a atingir objetivos

Marketing: especializar para vencer

Nos dias de hoje, o marketing é determinante para o sucesso de qualquer negócio, e ainda mais no mercado das TIC, onde tudo acontece mais depressa, a inovação é constante e os ciclos de vida dos produtos são cada vez mais curtos.

Perante isto, há um caminho a seguir: a especialização. Efetivamente, as empresas só terão a ganhar se trabalharem com parceiros especializados e, como tal, possuidores dos imprescindíveis know-how e networking, que lhes permitem oferecer soluções à medida de cada cliente. Uma agência especializada garante melhores resultados, pois cada ação é pensada de forma a trazer melhores resultados para sua estratégia comercial, gerando mais notoriedade, captando mais oportunidades e retendo ais clientes.

As agências que compreendam o negócio dos seus clientes e tenham experiência no sector são, assim, uma mais-valia para todas as empresas. Com efeito, uma das grandes vantagens competitivas das agências especializadas face às restantes é o seu profundo conhecimento do negócio, o que possibilita uma correta análise e diagnóstico das solicitações dos clientes. E é isso que permite desenhar e desenvolver ações e definir os fatores críticos fundamentais para o sucesso desses mesmos clientes.

 

Serviços à medida do Cliente

Quanto mais especializada a agência, mais vastos e desenvolvidos podem ser os serviços, sempre numa ótica de adequação às necessidades de cada cliente. Das várias opções existentes, podem salientar-se, a título de exemplo, os programas operacionais de marketing de canal, os planos integrados de criação de procura – através de ações de lead generation, e outros serviços complementares da área de vendas. Na sua busca pela agência certa é, por isso, determinante avaliar o seu nível de especialização e conhecimento do setor de atividade onde a sua empresa se move. É também fundamental escolher uma agência de marketing que se preocupe primeiramente em entender o seu negócio, mapear as suas necessidades e determinar o que deve ser melhorado. É um erro escolher uma agência que se move indiscriminadamente por qualquer setor de atividade, sendo mera executora de um pacote de ações de marketing pré-definido, onde o foco reside totalmente na quantidade de posts nas redes sociais, no número de campanhas de email marketing, etc. Ou seja, pacotes prontos a usar, standard, do tipo one fit all, sem qualquer especialização ou serviços à medida do cliente.

O exemplo dos eventos

Na organização de um evento, por exemplo, e para além do evento em si, uma agência especializada no sector tem a capacidade de reunir o público certo e, terminado o evento, garantir que os participantes são contactados e, desta forma, detetar eventuais oportunidades de negócio. E, pasme-se, ainda lhe sai mais barato do que tentar fazê-lo internamente! É verdade: contratar um serviço especializado na realização de eventos do setor pode ser a saída ideal para reduzir custos na sua empresa. Ao delegar a responsabilidade da organização desses eventos a colaboradores internos, independentemente da área em que atuam, está a impedir que esses profissionais se dediquem à execução das suas tarefas diárias.

Além disso, como esses profissionais geralmente não têm o conhecimento técnico necessário para realizar eventos, é possível que ainda perca dinheiro devido a uma má gestão dos recursos, com erros na contratação de fornecedores e na compra de produtos e serviços relativos ao evento. Ao optar uma empresa especializada não só na gestão de eventos, como no seu próprio negócio, sabe que pode contar com profissionais com a qualificação necessária para entender os objetivos por detrás da realização de cada evento.

Como a equipa que presta o serviço é altamente especializada no seu setor de atividade e comprometida com os resultados, pode ajudar a identificar o tipo de evento mais adequado aos seus objetivos e especificar ações interessantes, de acordo com o perfil do negócio. Além disso, com a ajuda destes peritos dedicados ao seu mercado ou segmento de mercado, todo e qualquer evento pode gerar um relatório completo de resultados, que facilite o cálculo do retorno do investimento quando for o caso e que mostre o que teve sucesso e o que pode ser melhorado.

 

Sérgio Azevedo | Managing Director da Streamroad Consulting

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