Rui Damião em 2022-3-24

BIZ

“Mantemos Parcerias sólidas há mais de 20 anos”

O grupo Generix procura investir na “celebração de alianças” em Portugal e criar uma academia local de apoio à formação e onboarding de VAR

“Mantemos Parcerias sólidas há mais de 20 anos”

Marc Defretin, Country Manager do Generix Group Portugal

A Generix está presente em Portugal desde 1997 – na altura sob a insígnia Influe. Em 2007, com a integração no grupo Generix, a empresa “alargou a sua oferta à gestão colaborativa da supply chain, nomeadamente sistemas de gestão de armazéns (WMS), sistemas de gestão de transportes (TMS) e soluções logística e-commerce, entre outros”, menciona Marc Defretin, Country Manager do Generix Group Portugal, em declarações ao IT Channel.

Há 25 anos, o nosso modelo de negócio assentava na venda de licenças de software”, explica Marc Defretin. “Este modelo foi progressivamente evoluindo, espelhando as novas tendências do mercado e as necessidades das empresas. Como resultado, nos últimos anos, passámos a disponibilizar todas as nossas soluções na cloud, impondo-se como a oferta mais completa e sofisticada do mercado”.

Com esta oferta de soluções, Defretin refere que “quem mais beneficia deste modelo SaaS” são os seus clientes. A Generix consegue proporcionar aos seus clientes uma “gestão total da infraestrutura” – nomeadamente servidores, atualizações, backups e hosting –, assim como “acessos mais rápidos e disponíveis em qualquer lado, maior segurança, uma linha de suporte aos utilizadores e custos mais reduzidos”.

Em novembro do ano passado, a Generix reforçou a sua “ambição em manter a posição de player mundial e líder no setor tecnológico até 2025, através da aceleração de investimentos na supply chain hub, a nossa plataforma de digitalização de supply chain 100% SaaS, bem como no know-how do negócio e da tecnologia do grupo”, afirma o Country Manager para Portugal

Hoje, a empresa conta com cerca de 800 colaboradores em todo o mundo, 50 dos quais em Portugal, e “mais de seis mil clientes em todo o mundo”, com cerca de 800 clientes “de diversos setores e dimensão” no território português.

Crescimento de dois dígitos

Marc Defretin refere que Portugal está a viver um ambiente de crescente digitalização que vai continuar a impulsionar a procura por soluções e serviços de gestão de fluxos de informação, de otimização de processos tratados de forma manual e a transformação da cadeia de valor para o digital.

Apesar do contexto dos últimos anos, o grupo Generix tem mantido um “rápido e contínuo crescimento em Portugal, com uma taxa de dois dígitos ao longo dos últimos três exercícios, entre 2018 e 2021”. O grupo tem reforçado “significativamente” a equipa para acompanhar o desenvolvimento e, atualmente, está a “ultrapassar a meta fixada para 2021-2022”.

O Country Manager indica, também, que “o momento de crise sanitária que ainda atravessamos revela ainda algumas fragilidades da cadeia de abastecimento com proporções globais, afetando particularmente as PME. Estas empresas procuram agora realizar uma seleção criteriosa de soluções tecnológicas que lhes permitam reduzir custos, ganhar maior rentabilidade e capacidade de resposta às exigências dos consumidores e aos novos hábitos de compra, especialmente nos setores da grande distribuição, indústria, transporte e serviços logísticos, pois serão estas as soluções que servirão de motor para uma boa performance em 2022 e que reunirão as melhores oportunidades de investimento”.

Parcerias sólidas

Defretin partilha com o IT Channel que, hoje, as soluções da Generix mais procuradas pelo mercado estão relacionadas com a gestão da atividade logística e transporte, “como o software de gestão de armazéns (WMS) e o software de gestão de transportes (TMS)” que têm “ganho maior expressividade e assumem particular importância”.

O Country Manager partilha que o grupo conta com “mais de 30 Parceiros em Portugal” que acompanham a empresa “no processo de revenda e implementação de soluções”. “Mantemos Parceiras sólidas com alguns destes Parceiros tecnológicos há mais de 20 anos”, acrescenta.

No âmbito do seu plano estratégico ‘Boost Together 2025’, o grupo Generix pretende alargar a sua rede de Parceiros e de distribuição e “torná-los numa alavanca com forte capacidade de inovação e um motor de crescimento para o grupo”.

Em linha com o trabalho desenvolvido nos últimos anos, pretendemos continuar a investir na celebração de alianças com as principais software houses e no alargamento da nossa rede de Parceiros à comunidade de empresas implementadoras dessas mesmas soluções”, explica Defretin.

Por fim, o Country Manager da Generix refere que, “no caso prático de Portugal, outra orientação estratégica vai no sentido da criação de uma Academia Local de apoio à formação e onboarding de Value Add Resellers (VAR), a quem serão passadas todas as competências para uma maior autonomia na revenda e implementação da nossa oferta”.

ARTIGOS RELACIONADOS

Generix lança nova geração de serviços para supply chain
SOFT

Generix lança nova geração de serviços para supply chain

LER MAIS

Generix destaca processos e tecnologias para inovação no mercado atual
VENUE

Generix destaca processos e tecnologias para inovação no mercado atual

LER MAIS

Generix desmaterializa workflow em laboratório farmacêutico
BIZ

Generix desmaterializa workflow em laboratório farmacêutico

LER MAIS

Recomendado pelos leitores

Mercado de Infrastructure-as-a-Service deverá chegar aos 512 mil milhões
BIZ

Mercado de Infrastructure-as-a-Service deverá chegar aos 512 mil milhões

LER MAIS

Líderes de IT sentem falta de confiança antes de auditorias
BIZ

Líderes de IT sentem falta de confiança antes de auditorias

LER MAIS

Salesforce investe mais de mil milhões de dólares para transição energética
BIZ

Salesforce investe mais de mil milhões de dólares para transição energética

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 109 JULHO 2024

IT CHANNEL Nº 109 JULHO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.