2021-1-23
Um estudo da Capgemini indica que 60% das empresas acredita ter os recursos necessários para realizarem com sucesso a sua transformação digital, sendo um crescimento de 24% em relação a 2018
Cerca de dois terços das empresas inquiridas revelaram possuir os recursos necessários a nível de tecnologia (60%) e de liderança (62%) para serem bem-sucedidas na implementação dos seus programas de transformação digital. Valores que espelham um crescimento de 36% em ambas as áreas no espaço de apenas dois anos, revela o novo estudo Digital Mastery 2020: "How organizations have progressed in their digital transformations over the past two years", do Capgemini Research Institute. Para avaliar o grau de evolução das competências/recursos digitais, nos últimos dois anos, a Capgemini analisou a média das apreciações dos inquiridos em quatro categorias: talento e organização, operações, inovação de modelos de negócio e experiência do cliente (CX). Comparando os resultados do estudo realizado pela Capgemini em 2020 e em 2018, sobre as competências/recursos digitais das empresas para realizarem com sucesso a transformação digital, conclui-se que, embora todas as empresas tenham evoluído nas suas jornadas de transformação digital em 2020, o fosso entre os digital masters (empresas com elevado nível de competências digitais e de liderança) e as demais empresas se agravou. A pandemia da COVID-19 revelou ser um importante acelerador da digitalização, ao colocar uma maior pressão sobre as empresas no que toca à necessidade de mudança. Os níveis de entusiasmo e otimismo das empresas face à maturidade das suas competências e recursos também aumentaram. Não obstante, desde 2018 verifica-se que as empresas têm demorado a compreender quais os desafios que é necessário superarem para alcançar a transformação digital bem-sucedida. Consequentemente também os investimentos na transformação digital e o foco renovado no talento e na cultura têm tardado a aumentar. As grandes empresas, com receitas no valor de 20 mil milhões de dólares ou mais, demonstraram possuir uma clara vantagem na evolução dos seus recursos/competências digitais e de liderança. Cerca de 68% destas empresas que foram inquiridas pelo estudo da Capgemini, afirmaram possuir as competências e os recursos digitais necessários, contra 55% das empresas com receitas no valor de menos de 10 mil milhões de dólares. O mesmo se passa no que diz respeito à liderança: apenas 57% das empresas de menor dimensão afirmaram possuir as capacidades de liderança necessárias para a concretização dos projetos de transformação digital, um valor marginalmente abaixo da média geral - que se situa nos 62%, mas mais distante dos 70% revelado pelas empresas de grande porte. O estudo conclui igualmente que todos os setores de atividade registaram uma evolução positiva nas suas competências digitais e de liderança nos últimos dois anos. O setor do retalho destaca-se claramente dos restantes, com 73% das empresas a afirmarem que possuem os recursos digitais necessários para realizarem a transformação – um valor que contrasta claramente com os 37% registados em 2018. Também o setor das telecomunicações sobressai em 2020, com 71% das empresas a dizerem que possuem os recursos necessários para a transformação digital e com os operadores a reformularem as propostas de valor dos consumidores, criando e oferecendo experiências digitais completas. O crescimento das competências é liderado pelo setor automóvel, que passou dos 32% em 2018 para 69% em 2020. O estudo realizado pela Capgemini em 2018 revelou que as pessoas eram uma barreira significativa à transformação digital, dado que as empresas não estavam a conseguir trazer os seus colaboradores para estas jornadas. Atualmente, as empresas já estão a conseguir envolver mais os seus colaboradores nestas iniciativas, o que provocou uma subida deste rácio de 36% registados em 2018, para 63% em 2020. Apesar deste progresso no que diz respeito ao desenvolvimento das competências, a Capgemini concluiu que menos de metade das empresas (48%) inquiridas estão a investir no desenvolvimento de soft-skills, tais como a inteligência emocional, a adaptabilidade e a colaboração. O estudo da Capgemini revela também que a cultura se mantém de forma sistemática como uma das principais barreiras ao sucesso da transformação digital. Algumas empresas simplesmente possuem culturas que não valorizam as novas ideias e a experimentação. |