2015-7-31

BIZ

Mais de 90% das empresas reconhecem que o Big Data melhora a sua competitividade

Um estudo da CA Technologies demonstra que a maioria das empresas reconhecem os benefícios da adoção de ferramentas de Big Data e que estes superam as dificuldades iniciais associadas à adoção desta tecnologia

Mais de 90% das empresas reconhecem que o Big Data melhora a sua competitividade

O estudo permitiu perceber que as empresas já veem o Big Data como uma tecnologia importante na transformação digital dos seus processos de negócio.

O estudo, intitulado The State of Big Data Infrastructure: Benchmarking Global Big Data Users to Drive Future Performance, que inquiriu mil gestores de TI em 11 países (de sectores como o retalho, finanças, banca, telecomunicações e seguros, entre outros), indica que para 84% das grandes empresas já têm ou planeiam vir a ter um projeto de Big Data no próximo ano. E apesar de 92% encontrarem dificuldades ao nível do desenvolvimento deste tipo de projetos, 88% observam ou estimam que o recurso a ferramentas deste género estão ou vão melhorar as suas receitas.

Assim, 60% das empresas inquiridas realçaram a melhoria da experiência do cliente como fatores mais determinante na adoção de projetos de Big Data. A angariação de novos clientes (54%) e a competitividade da própria empresa (41%) surgem logo a seguir.

Nove em cada dez empresas já fizeram ou pretendem fazer campanhas de marketing e vendas mais eficazes, pelo facto de as estratégias assentes em Big Data se demonstraram benéficas.

O estudo permitiu perceber que as empresas já veem o Big Data como uma tecnologia importante na transformação digital dos seus processos de negócio, na economia das aplicações: 88% dos entrevistados esperam um aumento das receitas; 92% têm a perspetiva de que haja uma melhoria da sua competitividade; 94% preveem que as ferramentas de Big Data aumentem a capacidade de proporcionar novos produtos e serviços; e 90% estimam que lhes permitam desenvolver campanhas de marketing dirigidas mais eficazes.

A esmagadora maioria (98%) também reconhece que tudo isto implica necessariamente maiores investimentos em Big Data. Os principais obstáculos a ultrapassar, em nome de uma implementação bem-sucedida de um projeto de Big Data, segundo as empresas inquiridas, dizem respeito a infraestruturas insuficientes (32%), à complexidade da empresa (27%), à segurança (26%), à falta de orçamento e recursos financeiros (25%) e à falta de visibilidade sobre os dados e processos (25%).

Ainda assim, mais de 56% consideram que é prioritário ampliar os seus projetos de Big Data existentes para incorporar mais fontes de dados. O estudo permitiu concluir ainda que uma em cada cinco empresas tem um projeto de Big Data dirigido limitado a um único departamento.

Recomendado pelos leitores

Cegid lança assistente financeiro com IA em Portugal
BIZ

Cegid lança assistente financeiro com IA em Portugal

LER MAIS

DXC Technology anuncia novo diretor-geral para Portugal
BIZ

DXC Technology anuncia novo diretor-geral para Portugal

LER MAIS

Cegid distingue Parceiros em Portugal e África
BIZ

Cegid distingue Parceiros em Portugal e África

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 116 ABRIL 2025

IT CHANNEL Nº 116 ABRIL 2025

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.