2016-2-05
A Xerox e a Forrester uniram-se para desenvolver um estudo na Europa Ocidental sobre a gestão de dados e a implementação de iniciativas de Big Data. Maioria das empresas está já a tomar decisões com base em analítica de dados em tempo real.
A análise realizada pelas duas empresas revelou que existem questões significativas a atrasar a adoção e o sucesso das ferramentas de gestão de informação, dentro das empresas. Destacam-se ainda a existência de um conjunto de desafios, entre os quais a falta de formação dos utilizadores, que implicam a implementação de estratégias de Big Data, incluindo segurança, privacidade e qualidade dos dados. “Os decisores conhecem o potencial da informação e dos dados que têm que gerir, mas o cenário geral que se constata nas organizações ainda apresenta enormes desafios. Apesar disso, a grande maioria das empresas está a avançar com tecnologia para gerir o Big Data em diversas áreas das empresas.” afirma José Esfola, diretor de Marketing da Xerox Portugal. O estudo da Xerox,em parceria com a Forrester, foi desenvolvido através de um inquérito realizado a 330 executivos de topo na Europa Ocidental. Da amostra recolhida, 20 por cento dos inquiridos revelam grande competência em trabalhar com grandes volume de dados, definidos como “Datarati”. Cerca de 31 por cento dos participantes foram classificados como “Data-laggards”, por adotarem abordagens mais tradicionais. Criar parcerias com especialistas externos é uma forma de potenciar os avanços na gestão do Big Data, defende o estudo. O mesmo demonstra que 30 por cento dos inquiridos planeiam parcerias com fornecedores externos para atualizarem os projetos de Big Data nos próximos 12 meses. |