Marta Quaresma Ferreira em 2024-2-15
A solução API Google Cloud Apigee permitiu à iFeel aumentar a velocidade das operações com a automatização de processos e a fácil capacidade de integração
Santy Prada (à esquerda), CTO da iFeel, e Félix del Barrio (à direita), Google Global Business Leader da Magic Beans
Com o crescimento do negócio nos últimos tempos, a iFeel, uma empresa da área da saúde, sentia necessidade de transformar e digitalizar os seus processos manuais. A pandemia agravou o desafio de gerir, de forma eficiente, o crescimento do negócio B2B da iFeel. Com um aumento de 70% na procura de serviços de bem-estar, a empresa deparou-se com a necessidade de agilizar processos de integração dos utilizadores finais das empresas na plataforma da iFeel. A necessidade de fazer a transferência de ficheiros entre a empresa cliente e a iFeel, com os controlos manuais necessários, levou à implementação de um processo que gerisse as mudanças de todos os funcionários: “Este processo de integração envolveu uma carga de trabalho humana significativa que não era escalável e que poderia levar a erros, a problemas e a atrasos. Tudo isso comprometia a qualidade da experiência do cliente e corríamos o risco de que afetasse o nosso negócio”, explica Santy Prada, CTO da iFeel. Melhoria dos processosA Magic Beans avançou para a proposta de implementação da solução de gestão de API Google Cloud Apigee como um sistema de automação on boarding do utilizador. Caracterizada por ambiente seguro e escalável, sem limitações ao crescimento no número de utilizadores, a solução “permite gerir o serviço prestado a todos os níveis possíveis desde a análise, segurança, e até à escalabilidade, e tudo sem que o serviço principal seja afetado e/ou condicionado com alterações”, contextualiza Félix del Barrio, Google Global Business Leader da Magic Beans. A empresa, que acompanha diferentes clientes na sua jornada de transformação digital, começa por analisar as diversas soluções disponíveis, propondo a que melhor se adapta ao caso em estudo. Neste ponto, para Félix del Barrio, “o Apigee encaixava-se na perfeição nas necessidades de utilização que a iFeel tinha”. A solução apresentada pela Magic Beans permite que os clientes melhorem as suas cargas de trabalho, independentemente do tipo de aplicações que têm, usufruindo das vantagens da cloud, nomeadamente segurança, facilidade de manutenção e usabilidade. “Esta solução permite que os clientes ofereçam os seus serviços e se deem a conhecer através da relação da Apigee com o Google Cloud Marketplace, e também que os seus Parceiros utilizem as suas ferramentas mesmo dentro dos próprios sistemas que já possuem”, frisa Félix del Barrio. Impacto no negócioDo ponto de vista da iFeel, a solução automatizada do Apigee possibilitou a oferta de serviços a um número crescente de Parceiros e clientes, “com capacidade para integrar facilmente as plataformas dos nossos Parceiros”. Esta implementação, reforça Santy Prada, “representou uma transformação radical para a iFeel e preparou-a para suportar melhor o crescimento do seu negócio tanto agora como no futuro”. A automação da solução permitiu reduzir o custo do tempo investido nas operações e consolidou a utilização da plataforma da iFeel nos seus sistemas, sem necessidade de formação dos funcionários. “Em termos de impacto no negócio, ajudou-nos no crescimento exponencial que temos vindo a registar, modernizando o mecanismo de on boarding que não era escalável, e que passou a ser muito mais aberto, elástico e adaptável, suportando tanto as necessidades atuais como futuras do nosso negócio, e permitindo-nos chegar a muito mais utilizadores e com maior controlo do sistema”, acrescenta o CTO. Ao facilitar a utilização da ferramenta iFeel, e ao incorporá-la nas soluções dos clientes, a empresa conseguiu melhorar a qualidade do serviço, com um aumento de 20% na procura dos serviços B2B e B2C. |