2015-5-12

BIZ

Líderes empresariais admitem não estar preparados para o futuro digital

Um estudo global, encomendado pela EMC e realizado em conjunto pelo IFF (Institute for the Future) e Vanson Bourne Institute, revelou que o uso eficaz da tecnologia como motor de inovação ainda é um desafio para as organizações

Líderes empresariais admitem não estar preparados para o futuro digital

Apenas 12% dos entrevistados afirmaram conseguir perceber novas oportunidades, 9% inovam com agilidade, 14% demonstram transparência e confiabilidade, 11% oferecem experiência personalizada e 12% funcionam em tempo real.

The Information Generation: Transforming The Future é o nome do estudo que ouviu 3600 líderes empresariais em 18 países, abrangendo empresas de grande e média dimensão em nove sectores para determinar os principais fundamentos empresariais exigidos para ter sucesso no presente ao longo da próxima década. O Institute for the Future dirigiu a criação do estudo para identificar e prever os fundamentos e as mudanças no mundo digital.

De acordo com o apurado, 96% dos líderes empresariais acreditam que as novas tecnologias mudaram definitivamente as regras dos negócios, 93% relatam que os recentes avanços tecnológicos estão a redefinir as expectativas do cliente, e quase todos dizem que isso evoluirá mais rapidamente na próxima década. A maior expectativa dos clientes é o rápido acesso aos serviços, 24x7 e conetividade em qualquer lado, a qualquer momento.

Os líderes empresariais identificaram cinco atributos de negócio chave: Mecanismos de deteção de novas oportunidades de mercado; demonstração de transparência e confiança; inovação de forma ágil; fornecer experiências únicas e personalizadas; operar em tempo real.

Apesar dos líderes empresariais admitirem que estes são os atributos com elevada prioridade, poucos são os que já os concretizam. Apenas 12% dos entrevistados afirmaram conseguir perceber novas oportunidades, 9% inovam com agilidade, 14% demonstram transparência e confiabilidade, 11% oferecem experiência personalizada e 12% funcionam em tempo real.

Segundo David Goulden, CEO da EMC Information Infrastructure, “os consumidores estão a exigir mais das organizações com que interagem. Os negócios nascidos na Cloud já estão a promover esta nova forma de viver, e os negócios mais antigos precisam de repensar e criar formas de transformação e adaptação para atender às expectativas destes novos consumidores”.

A utilização da vantagem estratégica que o Big Data proporciona também não está clara: 49% das empresas admitiram não saber como utilizar as informações em seu benefício, 70% disseram que conseguem informações relevantes com os dados recolhidos, mas apenas 30% são capazes de lidar com elas em tempo real. O crescimento exponencial de dados gerados não é aproveitado de forma eficiente por 52%, que inclusive admitiram estar submersos pela avalanche de informações sem conseguir dar utilidade prática ao que é recolhido. E apenas 24% dos entrevistados se consideram “muito bons” a transformar os dados em informações e ideias úteis.

Recomendado pelos leitores

Cegid lança assistente financeiro com IA em Portugal
BIZ

Cegid lança assistente financeiro com IA em Portugal

LER MAIS

DXC Technology anuncia novo diretor-geral para Portugal
BIZ

DXC Technology anuncia novo diretor-geral para Portugal

LER MAIS

TD Synnex lança plataforma para reforçar comunicação com Parceiros em Portugal
BIZ

TD Synnex lança plataforma para reforçar comunicação com Parceiros em Portugal

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 116 ABRIL 2025

IT CHANNEL Nº 116 ABRIL 2025

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.