2016-11-02
No início de outubro surgiam os rumores de que a Lenovo estaria em conversações para adquirir o negócio de PCs da Fujitsu. Agora chega a confirmação de que está a ser estudada uma parceria estratégica
Em comunicado, a Lenovo e a Fujitsu confirmaram que estão a negociar uma colaboração no âmbito de investigação, desenvolvimento, desenho e fabrico de PCs. No início de outubro a Reuters dava conta de uma possível aquisição, por parte do fabricante chinês, mas ao que tudo indica tratar-se-á mais de uma cooperação estratégica. Em fevereiro deste ano a Fujitsu transferiu o seu de negócio de PCs, no Japão, para a Fujitsu Client Computing Limited (FCCL), uma subsidiária recém-criada. O fabricante tem, desde então, procurado várias opções que lhe permitam crescer no negócio de PCs. A Lenovo, por sua vez, vê numa colaboração com a Fujitsu a possibilidade de se afirmar no segmento premium e de ampliar as suas margens, mais do que aumentar o número de unidades vendidas. Apesar de continuar a liderar o mercado, os números da Lenovo já tiveram melhores dias: no terceiro trimestre deste ano vendeu 14.5 milhões de PCs em todo o mundo, com uma vantagem muito reduzida face à HP, que vendeu 14.4 milhões de unidades, segundo a IDC. O fabricante chinês caiu 3.2%, ao passo que, inversamente, a HP registou um crescimento da mesma ordem. O objetivo da parceria que está a ser desenvolvida envolve a criação de um modelo bem-sucedido, que aproveite as vendas globais, o apoio ao cliente, o I&D e as capacidade de fabrico da Fujitsu, a par do know-how operativo da Lenovo, para melhorar a competitividade de ambos os fabricantes. Por agora, a Fujitsu promete continuar a oferecer aos seus clientes e Parceiros de Canal suporte pós-venda em todo o mundo. |