Inês Garcia Martins em 2024-11-29
O IT Channel deslocou-se até Madrid para acompanhar a Lenovo Tech World Iberia 2024 onde a empresa reuniu clientes e Parceiros num evento que evidenciou os progressos de 2024 e apresentou estratégias para expandir a sua atuação no mercado
Da esquerda para a direita: Alexandre Bento, Andrea Monleon, Alberto Ruano, Lara Rodini, Patricia Nuñez Sanz e Cristina Martinez González
Na Lenovo Tech World Iberia 2024, Alberto Ruano, Diretor Geral da Lenovo Iberia, abriu o evento anual da empresa, em Madrid, com uma reflexão sobre o crescimento e a transformação da empresa: “há 11 anos, quando entrei na Lenovo, só vendíamos computadores. Hoje, somos uma empresa de infraestruturas, serviços, mobilidade e dispositivos, liderando a indústria com uma proposta de mercado 360”. Esta evolução, segundo Alberto Ruano, é sustentada pela capacidade da Lenovo de se diversificar e de atender às necessidades específicas dos seus clientes em diferentes geografias e segmentos. No segundo trimestre do ano fiscal de 2024/2025, a Lenovo registou um crescimento de 24% na receita, marcando o quarto trimestre consecutivo de crescimento a dois dígitos. Entre os destaques estão o aumento da quota de mercado em servidores, armazenamento e smartphones, assim como o crescimento da receita nos segmentos de serviços e soluções de infraestrutura. Destaques tecnológicos da Lenovo e Intel apresentados no Lenovo Tech World Iberia '24 Com foco no compromisso “Made in Europe for Europe”, a empresa conquistou posições de destaque nos relatórios da Gartner, incluindo o décimo lugar no ranking geral das 25 melhores supply chain em 2024, o oitavo lugar em 2023 e o primeiro lugar na região Ásia-Pacífico. Além disso, ficou em quarto lugar no relatório específico para supply chain no setor de tecnologia. Uma mensagem clara: Channel-FirstEm conversa com o IT Channel, Carlos Serna, Channel & SMB Lenovo Iberia Director, destacou como a marca apoia os seus Parceiros, enfrenta os desafios do mercado e aposta na inovação para alavancar as Pequenas e Médias Empresas (PME) e o Canal. A Lenovo reafirma o seu compromisso com o Canal através da estratégia Channel-First. “Somos uma empresa de Canal, apoiamos o Canal. Mais de 96% das nossas vendas acontecem em conjunto com o Canal; não queremos competir com eles”, sublinhou Carlos Serna. Esse modelo baseia-se numa abordagem que privilegia a colaboração. A Lenovo conta com equipas locais em Portugal, incluindo gestores de contas que trabalham diretamente com clientes finais, mas sempre através do Canal. “Mesmo os nossos serviços, que às vezes são feitos pelos Parceiros, são desenhados para que eles escolham como utilizá-los. Se não têm capacidades próprias, podem vender os serviços Lenovo; se têm, estamos felizes que utilizem os seus”, acrescentou. Carlos Serna, Channel & SMB Lenovo Iberia Director Além disso, a empresa disponibiliza uma rede de portais para otimizar operações, como cotações rápidas, acesso a materiais de marketing, acreditações e formações. Este investimento permite aos Parceiros oferecer soluções completas e eficientes, aumentando a confiança e competitividade no mercado. Oportunidades e desafios no mercado portuguêsPara 2025, Carlos Serna apontou áreas de crescimento que refletem o compromisso da Lenovo com Portugal, como o reforço no segmento de infraestrutura e serviços. “Queremos crescer no mercado ISG [infraestrutura] e alcançar a liderança, tal como no PC”, afirmou. Um dos fatores impulsionadores será a necessidade de migração para o Windows 11, dado o fim do suporte ao Windows 10 em 2025. Muitas empresas vão precisar de renovar equipamentos para garantir compatibilidade, o que, de acordo com o especialista, gerará uma oportunidade de mercado. A pós-pandemia também continua a influenciar o setor: “quatro anos após a pandemia, muitos clientes estão no momento de renovar dispositivos adquiridos na época”, explicou Carlos Serna. Para além disso, a crescente adoção de dispositivos Edge AI promete dinamizar o mercado, especialmente entre empresas que procuram explorar novas capacidades tecnológicas. Apoio às pequenas e médias empresas portuguesasNo segmento PME, a Lenovo tem uma abordagem centrada no Canal e nos clientes de média dimensão. “Queremos aumentar a nossa equipa em Portugal para apoiar o Canal a conquistar clientes de 500 a mil empregados”, disse o Channel & SMB Lenovo Iberia Director, sublinhando a importância de formar e educar os Parceiros. Em setembro, a Lenovo realizou um evento no Porto para apresentar soluções e produtos ao Canal e aos clientes finais, e planeia uma nova edição em Lisboa. Estes encontros reforçam a ligação com os Parceiros e ajudam a adaptar as soluções às necessidades específicas do mercado português. Inteligência artificial como motor de inovaçãoOutro destaque foi o foco na Inteligência Artificial (IA). A Lenovo planeia investir um milhão de euros nos próximos três anos neste setor, fortalecendo o portfólio de IA em PC, infraestrutura e dispositivos móveis. Com alianças estratégicas com empresas como Nvidia, Intel, AMD, Qualcomm e Microsoft, além de Parcerias com mais de 40 empresas de software, a Lenovo procura oferecer um ecossistema robusto e completo. “Estamos comprometidos em proporcionar um ecossistema que capacite o nosso Canal e o ajude a atender as necessidades dos clientes finais em Portugal”, enfatizou Carlos Serna. Novidades na Tech World ‘24Alexandre Bento, Infrastructure General Manager na Lenovo Iberia, destacou as mais recentes inovações desenvolvidas pela Lenovo. O especialista apresentou o programa Hybrid AI Advantage, desenvolvido em colaboração com a NVIDIA, para democratizar a inteligência artificial. “Estamos a quebrar barreiras para o retorno sobre o investimento com velocidade, facilidade e expertise”, afirmou. A iniciativa acelera a implementação de casos de uso até 50% mais rápido, oferecendo suporte a empresas para otimizar processos e melhorar a competitividade. A Lenovo mantém a sua posição de destaque no mercado de supercomputação e, Alexandre Bento afirmou que a meta “é tornar a inteligência artificial acessível e produtiva”, reforçando o compromisso da Lenovo em entregar soluções inovadoras e sustentáveis tanto para o setor público quanto privado. A solução Neptune – o ThinkSystem SC777 V4 Neptune e o ThinkSystem N1380 Neptune – foi outro destaque mencionado por Alexandre Bento, utilizando refrigeração líquida para operar até 96 GPU por rack sem ventilação, reduzindo custos e a pegada de carbono. “Eliminamos a necessidade de ar condicionado, com impacto direto nos custos operacionais”, explicou o Infrastructure General Manager na Lenovo Iberia, salientando o uso eficiente da água para reaproveitamento energético, economizando até 40% em energia enquanto aumenta a performance. Uma Parceria de sucesso para 2025Com uma estratégia que equilibra inovação, apoio ao Canal e compromisso com o mercado português, a Lenovo prepara-se para liderar em diversos segmentos. “Estamos confiantes de que temos o ecossistema completo para sermos um sucesso em Portugal e fazermos do nosso Canal um sucesso também”, concluiu Carlos Serna. Essa visão reflete o empenho da Lenovo em fortalecer a sua posição em Portugal, criando oportunidades para Parceiros e empresas que procuram soluções tecnológicas avançadas e personalizadas.
O IT Channel viajou até Madrid a convite da Lenovo |