2016-5-12

BIZ

Lenovo lidera mercado de portáteis no Q1 e Apple colapsa

Foram agora conhecidos os dados globais dos shipments para o Canal de portáteis que revelam algumas surpresas

Lenovo lidera mercado de portáteis no Q1 e Apple colapsa

A TrendForce, empresa analista de mercado baseada em Taiwan, revelou as quotas de mercado de vendas ex-factory (shipments) de portáteis para o primeiro trimestre de 2016. 

Este trimestre regista sempre um forte decréscimo em cadeia, porque se segue ao forte período de vendas que é o Natal, e 2016 não foi exceção com uma redução de 19% em termos homólogos, correspondendo a 35,62 milhões de unidades.
Se comparado com o mesmo trimestre do ano passado, a queda foi de 7,3%, confirmando uma tendência de contração deste segmento. 

De acordo com a analista da TrendForce, Anita Wang, o mercado no primeiro trimestre foi afetado por “ruído” e especulações. Por exemplo, o facto de ser conhecido um memorando interno da Microsoft onde é planeado um aumento no preço das licenças do Windows 10 que teve um sério impacto sobre as perspetivas dos fabricantes de notebooks “Wintel” de acordo com a analista.
Além disso, os preços dos componentes, tais como os discos rígidos, têm vindo a aumentar, fazendo com que o custo de todo o assemblamento suba.  Assim, as marcas de portáteis tornaram-se mais conservadores nas suas previsões de venda para o ano. Segundo a mais recente análise da TrendForce, as vendas de laptops este ano irão registar um declínio anual entre 4 a 5%. 

Ainda reportando a este primeiro trimestre, verifica-se que este decréscimo não foi igual para todos os vendors, e a Lenovo consegue assim o lugar cimeiro em vendas. 

Este lugar pode não se repetir no Q2 de acordo com a TrendForce porque o Canal estará com um inventário elevado de Lenovo neste momento. 

A prioridade da HP no primeiro trimestre era limpar inventários notebook  no Canal para possibilitar a colocação de  novos produtos da marca. Devido a este esforço e à própria sazonalidade, o shipment da HP caiu 21,2% em cadeia, fazendo o fabricante cair para o 2º lugar no ranking mundial. 
 

Dados de vendas ao Canal e análise de TrendForce

A Dell beneficiou de ter pouco mercado de consumo e de uma base estável de clientes empresariais. A marca, portanto, só sofreu um declínio do envio trimestral de apenas 15% e manteve-se em terceiro lugar no ranking. 

Nos dados da TrendForce, a Apple foi a grande perdedora no Q1 e, de acordo com a analista, por falta de produto novo e mérito dos “Wintel” com Windows 10 e processadores da familia Skylake da Intel. Como resultado, os shipments dos MacBook sofreram uma queda trimestral abrupta de 40,4% no Q1 atirando a Apple sexto lugar no ranking. 

Para conhecer a análise alargada da TrendForce, clique aqui

 

Recomendado pelos leitores

Mercado de Infrastructure-as-a-Service deverá chegar aos 512 mil milhões
BIZ

Mercado de Infrastructure-as-a-Service deverá chegar aos 512 mil milhões

LER MAIS

IBM e Quellia desenvolvem plataforma transparente para o mercado de carbono
BIZ

IBM e Quellia desenvolvem plataforma transparente para o mercado de carbono

LER MAIS

Mercado de data centers deve chegar aos 430 mil milhões de dólares até 2028
BIZ

Mercado de data centers deve chegar aos 430 mil milhões de dólares até 2028

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 109 JULHO 2024

IT CHANNEL Nº 109 JULHO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.