2022-2-23
O grupo Lenovo apresentou os seus resultados financeiros – referentes ao terceiro trimestre de 2021/2022 – que foram impulsionados o crescimento sustentável da rentabilidade da empresa
O Grupo Lenovo anunciou resultados trimestrais recordes para o Grupo, com máximos históricos tanto para lucros como para receitas e o primeiro trimestre de 20 mil milhões de dólares do Grupo. Em comunicado, a empresa explica que o foco “na inovação e rentabilidade”, apoiado pela sua operação, a ajudou a navegar em desafios mais amplos da oferta da indústria e a proporcionar um rápido crescimento e rentabilidade em todos os principais grupos de negócios e geografias. O desempenho da Lenovo apresentou melhorias significativas relativamente ao período homólogo no ano anterior. O resultado líquido cresceu a uma taxa superior a 50% pelo sexto trimestre consecutivo, com o terceiro trimestre a crescer 62% em termos homólogos, atingindo um recorde de 640 milhões de dólares. A margem de rendimento líquida melhorou quase um ponto, rumo ao objetivo do Grupo de duplicar em três anos. O rendimento antes dos impostos foi um recorde de 855 milhões de dólares, um aumento de 45% em termos homólogos, e as receitas do Grupo continuaram a sua trajetória de crescimento atingindo um recorde de 20,1 mil milhões de dólares, um aumento de 17% em termos homólogos. A Lenovo continua a investir significativamente na inovação, com as despesas de I&D para o trimestre a crescerem 38% em termos homólogos, como parte do compromisso mais alargado da empresa em duplicar o este tipo de investimento ao longo de três anos. Os investimentos estão alinhados em conduzir a transformação contínua da Lenovo enquanto empresa de soluções e serviços, desenvolvendo tecnologias focadas na arquitetura completa de “New IT”, e de “Client-Edge-Cloud-Network-Intelligence”. Olhando para o futuro, a empresa afirma continuar focada na sua estratégia 3S (Smart devices/IoT, Smart Infrastructure, Smart Verticals) vendo oportunidades contínuas de crescimento sustentável e melhorias de rentabilidade em todas as áreas do negócio, mantendo-a no caminho certo para duplicar a margem líquida até ao final do ano fiscal de 2023/2024. Soluções e serviçosA Lenovo afirma que o grupo de soluções e serviços continua a impulsionar uma forte rentabilidade e crescimento num mercado em rápida expansão. À medida que a arquitetura tecnológica se torna mais complexa, os clientes exigem serviços de TI mais sofisticados, prevendo-se que o mercado valha mais de um mil milhões de dólares americanos até 2025. Isto inclui uma maior procura de apoio e personalização por parte dos trabalhadores do conhecimento, quase metade dos quais agora trabalham remotamente. Entre os destaques, os serviços geridos viram as receitas melhorar 50% comparativamente ao período correspondente anterior, impulsionadas pelas ofertas da Lenovo TruScale como serviço, anunciado no último trimestre. Os avanços no Smart Retail ajudaram os Project Services e Solutions a alcançar um crescimento da receita de 23% em termos homólogos. Os serviços de apoio registaram um crescimento da receita de 21% em termos homólogos. Nos serviços geridos, a Lenovo afirma que continuará a investir em ofertas Lenovo TruScale , soluções híbridas em nuvem e software e serviços adicionais baseados no próprio IP da empresa. InfraestruturaAs oportunidades continuam a crescer para o mercado de infraestrutura – ou ISG, como a Lenovo intitula – à medida que a modernização das infraestruturas de TIC se expande em todo o mundo. O mercado de infraestruturas das TIC deverá tornar-se um mercado de 250 mil milhões de dólares até 2025. Ao mesmo tempo, o mercado de infraestruturas de ponta deverá ultrapassar os 41 mil milhões de dólares. Este setor da Lenovo apresentou um desempenho recorde, atingindo o marco de alcançar a rentabilidade pela primeira vez desde a aquisição da unidade de negócio x86 da IBM em 2014. As receitas cresceram 19% em termos homólogos, atingindo os 1,9 mil milhões de dólares. Este foi o quarto trimestre consecutivo em que as receitas cresceram a um ritmo de dois dígitos em relação ao mercado. O negócio ultrapassou o mercado em quase todos os segmentos. As receitas do Cloud Service Provider cresceram 38% em relação ao período homólogo; as receitas de PME aumentaram 7% em relação ao período homólogo. Dispositivos inteligentesO mercado dos dispositivos inteligentes continua a beneficiar do novo normal do trabalho híbrido e prevê-se que o mercado PC se mantenha forte e estável, passando para segmentos comerciais e premium. Nos smartphones, a remodelação do mercado trará mais oportunidades de crescimento à Lenovo, e a penetração do 5G e o desenvolvimento do Novo TI de “edge-cloud-intelligence” proporcionarão mais potencial de crescimento para dispositivos inteligentes emergentes como computação incorporada/IoT, AR/VR impulsionados pelo metaverso, bem como soluções inteligentes para a casa e ainda a colaboração inteligente. Neste segmento, a Lenovo destaca os “excelentes resultados” com crescimento da receita de 16% em termos homólogos para 17,6 mil milhões de dólares, com um crescimento ainda mais forte da rentabilidade - subindo 21% em termos homólogos para 1,4 mil milhões, numa base já elevada. Por sua vez, o segmento premium de PC proporciona um alto crescimento com as receitas de estação de trabalho e gaming a crescer 40% e 27% em termos homólogos, respetivamente. A área de smartphones manteve o que a Lenovo diz ser “um lucro saudável” pelo sétimo trimestre consecutivo, com as receitas a crescerem fortemente em 46% em termos homólogos e a tornarem-se no produto com a mais crescente venda. Os lucros igualaram o máximo histórico do último trimestre em 89 milhões de dólares. O crescimento rápido verificou-se nos principais redutos, com as receitas na América Latina a crescerem 25% em termos homólogos e as receitas na América do Norte mais do que duplicaram em termos homólogos (133%). |