2022-2-23

BIZ

Lenovo atinge novo trimestre recorde

O grupo Lenovo apresentou os seus resultados financeiros – referentes ao terceiro trimestre de 2021/2022 – que foram impulsionados o crescimento sustentável da rentabilidade da empresa

Lenovo atinge novo trimestre recorde

O Grupo Lenovo anunciou resultados trimestrais recordes para o Grupo, com máximos históricos tanto para lucros como para receitas e o primeiro trimestre de 20 mil milhões de dólares do Grupo.

Em comunicado, a empresa explica que o foco “na inovação e rentabilidade”, apoiado pela sua operação, a ajudou a navegar em desafios mais amplos da oferta da indústria e a proporcionar um rápido crescimento e rentabilidade em todos os principais grupos de negócios e geografias.

O desempenho da Lenovo apresentou melhorias significativas relativamente ao período homólogo no ano anterior. O resultado líquido cresceu a uma taxa superior a 50% pelo sexto trimestre consecutivo, com o terceiro trimestre a crescer 62% em termos homólogos, atingindo um recorde de 640 milhões de dólares. A margem de rendimento líquida melhorou quase um ponto, rumo ao objetivo do Grupo de duplicar em três anos. O rendimento antes dos impostos foi um recorde de 855 milhões de dólares, um aumento de 45% em termos homólogos, e as receitas do Grupo continuaram a sua trajetória de crescimento atingindo um recorde de 20,1 mil milhões de dólares, um aumento de 17% em termos homólogos.

A Lenovo continua a investir significativamente na inovação, com as despesas de I&D para o trimestre a crescerem 38% em termos homólogos, como parte do compromisso mais alargado da empresa em duplicar o este tipo de investimento ao longo de três anos. Os investimentos estão alinhados em conduzir a transformação contínua da Lenovo enquanto empresa de soluções e serviços, desenvolvendo tecnologias focadas na arquitetura completa de “New IT”, e de “Client-Edge-Cloud-Network-Intelligence”.

Olhando para o futuro, a empresa afirma continuar focada na sua estratégia 3S (Smart devices/IoT, Smart Infrastructure, Smart Verticals) vendo oportunidades contínuas de crescimento sustentável e melhorias de rentabilidade em todas as áreas do negócio, mantendo-a no caminho certo para duplicar a margem líquida até ao final do ano fiscal de 2023/2024.

Soluções e serviços

A Lenovo afirma que o grupo de soluções e serviços continua a impulsionar uma forte rentabilidade e crescimento num mercado em rápida expansão. À medida que a arquitetura tecnológica se torna mais complexa, os clientes exigem serviços de TI mais sofisticados, prevendo-se que o mercado valha mais de um mil milhões de dólares americanos até 2025. Isto inclui uma maior procura de apoio e personalização por parte dos trabalhadores do conhecimento, quase metade dos quais agora trabalham remotamente.

Entre os destaques, os serviços geridos viram as receitas melhorar 50% comparativamente ao período correspondente anterior, impulsionadas pelas ofertas da Lenovo TruScale como serviço, anunciado no último trimestre. Os avanços no Smart Retail ajudaram os Project Services e Solutions a alcançar um crescimento da receita de 23% em termos homólogos. Os serviços de apoio registaram um crescimento da receita de 21% em termos homólogos.

Nos serviços geridos, a Lenovo afirma que continuará a investir em ofertas Lenovo TruScale , soluções híbridas em nuvem e software e serviços adicionais baseados no próprio IP da empresa.

Infraestrutura

As oportunidades continuam a crescer para o mercado de infraestrutura – ou ISG, como a Lenovo intitula – à medida que a modernização das infraestruturas de TIC se expande em todo o mundo. O mercado de infraestruturas das TIC deverá tornar-se um mercado de 250 mil milhões de dólares até 2025. Ao mesmo tempo, o mercado de infraestruturas de ponta deverá ultrapassar os 41 mil milhões de dólares.

Este setor da Lenovo apresentou um desempenho recorde, atingindo o marco de alcançar a rentabilidade pela primeira vez desde a aquisição da unidade de negócio x86 da IBM em 2014.  As receitas cresceram 19% em termos homólogos, atingindo os 1,9 mil milhões de dólares. Este foi o quarto trimestre consecutivo em que as receitas cresceram a um ritmo de dois dígitos em relação ao mercado.

O negócio ultrapassou o mercado em quase todos os segmentos. As receitas do Cloud Service Provider cresceram 38% em relação ao período homólogo; as receitas de PME aumentaram 7% em relação ao período homólogo.

Dispositivos inteligentes

O mercado dos dispositivos inteligentes continua a beneficiar do novo normal do trabalho híbrido e prevê-se que o mercado PC se mantenha forte e estável, passando para segmentos comerciais e premium. Nos smartphones, a remodelação do mercado trará mais oportunidades de crescimento à Lenovo, e a penetração do 5G e o desenvolvimento do Novo TI de “edge-cloud-intelligence” proporcionarão mais potencial de crescimento para dispositivos inteligentes emergentes como computação incorporada/IoT, AR/VR impulsionados pelo metaverso, bem como soluções inteligentes para a casa e ainda a colaboração inteligente.

Neste segmento, a Lenovo destaca os “excelentes resultados” com crescimento da receita de 16% em termos homólogos para 17,6 mil milhões de dólares, com um crescimento ainda mais forte da rentabilidade - subindo 21% em termos homólogos para 1,4 mil milhões, numa base já elevada. Por sua vez, o segmento premium de PC proporciona um alto crescimento com as receitas de estação de trabalho e gaming a crescer 40% e 27% em termos homólogos, respetivamente.

A área de smartphones manteve o que a Lenovo diz ser “um lucro saudável” pelo sétimo trimestre consecutivo, com as receitas a crescerem fortemente em 46% em termos homólogos e a tornarem-se no produto com a mais crescente venda. Os lucros igualaram o máximo histórico do último trimestre em 89 milhões de dólares. O crescimento rápido verificou-se nos principais redutos, com as receitas na América Latina a crescerem 25% em termos homólogos e as receitas na América do Norte mais do que duplicaram em termos homólogos (133%).

Recomendado pelos leitores

TD Synnex e Ajoomal chegam a acordo para aquisição parte dos ativos
BIZ

TD Synnex e Ajoomal chegam a acordo para aquisição parte dos ativos

LER MAIS

PHC abre novos escritórios no Porto
BIZ

PHC abre novos escritórios no Porto

LER MAIS

Schneider Electric adquire empresa para reforçar posição no mercado de data center
BIZ

Schneider Electric adquire empresa para reforçar posição no mercado de data center

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 112 NOVEMBRO 2024

IT CHANNEL Nº 112 NOVEMBRO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.