2016-6-02
A Lenovo detém 16,5% de quota de mercado em Portugal, sendo agora o terceiro maior fabricante, atrás da HP e da Asus. A área de data center e a administração pública são as principais apostas para 2016.
Thinkpad X1 Carbon, o ultrabook da Lenovo que é o "produto estrela" para o mercado empresarial.
No evento onde deu a conhecer resultados e a estratégia para este ano, a Lenovo revelou que detém uma quota de mercado de 16,5% em PCs (dados IDC), em Portugal, sendo agora o terceiro maior fabricante, atrás da HP e da Asus, com um crescimento de 39,2%, em contraciclo com o mercado, que caiu 22,3%. No segmento empresarial o fabricante ocupa o segundo lugar, com uma quota de 13,9% e um crescimento de 34,5%. O mesmo se verifica no mercado doméstico, onde cresceu 41,5%, detendo agora 18,2% de quota de mercado. O segmento de produtos premium teve um desempenho particularmente positivo, com as vendas da Lenovo a crescerem 61,5%. Liderar mercado em PCs O objetivo da Lenovo é liderar o mercado de PCs em Portugal. Miguel Coelho, enterprise business manager, apontou que “será difícil” e que passará em grande parte por alavancar as vendas no consumo, tendo em conta o abandono de alguns vendors. Nos tablets, a ambição é a mesma, para ambos os segmentos. Ser o número dois em data center A Lenovo traçou como uma das principais prioridades para o nosso mercado o crescimento na área de data center, onde, segundo Miguel Coelho, tem feito “uma grande aposta”. O responsável apontou que a prioridade é alcançar o segundo lugar e que a Lenovo conta com os Parceiros para lá chegar. “O Canal é muito importante para nós”, reforçou, dizendo que todo o negócio está alicerçado nos Parceiros e que os objetivo é trabalhar “com os melhores”. O gestor salientou ainda que a Lenovo deverá, em breve, chegar à administração pública, uma vez que está a ser negociado um acordo com a ESPAP, o que irá impulsionar os resultados no nosso país. |